Um
estudo científico chinês propôs adicionar cinco pares de asas a cada vagão dos
comboios de alta velocidade do país para reduzir o seu peso e aumentar a velocidade
em 28,6%, segundo um jornal de Hong Kong. De acordo com o South China Morning
Post, o estudo, parte do projecto oficial CR450, que visa aumentar a velocidade
dos comboios actuais, constatou que o acrescento de pequenas asas pode gerar
sustentação suficiente para reduzir o seu peso em um terço, aumentando a
velocidade para 450 quilómetros por hora.
Os
comboios tradicionais de alta velocidade chineses atingem actualmente 350
quilómetros por hora. Engenheiros japoneses tiveram uma ideia semelhante na
década de 1980, mas esta foi descartada porque as asas eram muito grandes e
tornavam impossível que os comboios circulassem nas linhas ferroviárias e
túneis existentes.
No
entanto, os cientistas chineses optaram por colocar asas menores no teto dos
comboios, em vez de nas laterais, segundo o South China Morning Post. De acordo
com os cientistas, que publicaram o seu estudo na revista científica Acta
Aerodynamica Sinica, a ideia é um “avanço no campo da aerodinâmica dos comboios
de alta velocidade que reduzirá custos e energia”, embora eles alertem que
velocidades maiores podem reduzir “a vida útil das rodas e que as asas teriam
que ser instaladas e cuidadosamente projectadas”.
Com
37,9 mil quilómetros de extensão, a malha ferroviária de alta velocidade da
China compõe mais de dois terços do total do mundo. A primeira linha chinesa de
alta velocidade – um troço de 117 quilómetros entre Pequim e Tianjin – começou
a funcionar em 2008, quando a capital chinesa organizou os Jogos Olímpicos, 28
anos depois do nascimento do TGV francês. In “Ponto
Final” - Macau
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