Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Guiné-Bissau - XIV reunião dos PALOP-TL

Bissau - Os Ordenadores Nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP- TL), prometem prosseguir com procedimentos de governação nos respectivos Estados, para garantir mais eficácia, eficiência, impacto e visibilidade à cooperação com a União Europeia.

A promessa consta na Declaração de Bissau lida esta quinta-feira pelo Ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Aladje Mamadu Fadia, no final da XIV reunião dos PALOP-TL que decorreu na capital guineense.

O documento refere que os ordenadores se comprometem a envidar esforços para a adequada implementação dos projectos relativos ao 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), visando o pleno alcance dos resultados esperados.

Reafirmaram a vontade política para fortalecer a cooperação entre os PALOP-TL, visando também o fortalecimento da cooperação com a União Europeia em áreas de interesse comum e em particular no quadro do novo instrumento de vizinhança para desenvolvimento.

A Declaração de Bissau destacou a necessidade de identificação das futuras áreas de cooperação e da concentração nas três áreas de intervenção, nomeadamente, o Estado de Direito, a governação económica e financeira e geração do emprego na área da cultura.

Para o efeito, o documento anuncia o início de formulação de projectos nas áreas do Estado de Direito e da governação económica e financeira, no início do 2022.

A Declaração de Bissau assinalou a transferência da Presidência da organização para a Guiné-Bissau. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário