Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Timor-Leste – Dom Basílio foi protagonista exemplar da igreja católica na luta pela libertação nacional

Baucau – O Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, disse hoje que Dom Basílio do Nascimento foi um protagonista exemplar da Igreja Católica na luta pela libertação nacional de Timor-Leste.

“Com a sua sabedoria e seu poder como vigário, Administrador Apostólico e Bispo Septimunicia influenciou diversos acontecimentos em períodos difíceis, nomeadamente na nossa história antes da Consulta Popular”, disse o Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, no seu discurso durante a cerimónia fúnebre, na Diocese de Baucau, Vila Antiga, Baucau.

O primeiro-ministro recordou ainda que o bispo assumiu um papel importante na frente clandestina para promover a ligação entre a resistência armada e a comunidade internacional bem como mobilizar o mundo a favor do povo timorense.

O Chefe do Governo recordou ainda que o, na altura, Administrador Apostólico conseguiu encontrar-se com o Comandante Daitula para discutirem a sua candidatura a Bispo de Baucau e a situação do município.

“Depois de anunciado o resultado do referendo, Dom Basílio salvou vidas e evitou a destruição da Diocese de Baucau”, lembrou.

O Chefe do Governo recordou ainda que o principal objetivo do trabalho do Bispo da Diocese era defender os valores da sociedade cristã para dignificar o direito à liberdade. Por isso, Dom Basílio recebeu o grau da Grã-Cruz da Ordem da Liberdade de Portugal, no dia 07 de dezembro de 1999.

“Com a sua contribuição e dedicação à Igreja Católica e aos cristãos, assumiu as responsabilidades de Bispo de Baucau e de Díli, bem como Primeiro Presidente da Conferência Episcopal Timorense”, recordou.

Taur Matan Ruak adiantou que o Bispo Basílio sempre se mostrou preocupado com a dignidade do seu povo, prestando atenção ao desenvolvimento paroquial e participando ativamente no Estado de Direito.

Já o Bispo da Diocese de Díli, Dom Virgílio do Carmo, agradeceu a dedicação de Dom Basílio do Nascimento à luta pela libertação nacional e ao desenvolvimento da Igreja Católica em Timor-Leste. Domingos Freitas – Timor-Leste in “Tatoli”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário