A embaixada chinesa e a empresa chinesa de gestão de projetos, em consulta com a Autoridade de Estradas, concederam à empresa chinesa Zhong Mei Engineering Group um projeto de N $ mil milhões para construir 21 quilómetros de estrada entre Windhoek e o Aeroporto Internacional Hosea Kutako
O
chefe da Autoridade de Estradas (RA), Conrad Lutombi, disse que esta fase do
projeto de construção será financiada por uma doação da China.
“De
acordo com os termos da concessão, apenas empresas chinesas registadas na
Namíbia foram selecionadas para este projeto”, disse Lutombi.
“O
governo deve arcar com os custos de aluguer e manutenção dos acampamentos”,
disse Lutombi na cerimónia de entrega.
Afirmou
que Zhong Mei foi escolhido após um processo de aquisição
"bem-sucedido" liderado pela embaixada chinesa e pela Empresa de Gestão
de Projetos da China (CPME) em consulta com o RA.
“Passámos
por um processo de licitação. Saímos e esses sete empreiteiros foram
selecionados pela embaixada chinesa e fizemos as devidas diligências. Passámos
pela pré-qualificação”, disse.
Zhong
Mei deve construir uma rodovia de faixa dupla, três nós localizados em
Dordabis, Sonnleiten e no aeroporto, bem como duas pontes fluviais e estruturas
de drenagem.
“O
período de construção é de 36 meses e N $ 120 milhões serão gastos em
empreiteiros namibianos e pequenas e médias empresas, e cerca de 270 empregos
serão criados para os namibianos durante o período de construção desta fase,”
disse Lutombi.
O
consultor neste projeto é a VKE Namibia, que será gerida pela RA, declarou
Lutombi.
“Vai
melhorar o fluxo de tráfego entre Windhoek e o Aeroporto Internacional Hosea
Kutako e aumentar a segurança em trechos movimentados da estrada, que também
fazem parte do importante corredor de Walvis Bay.”
A
primeira fase do projeto, financiada pelo governo, está concluída em 98% e
cobre cerca de 10 quilómetros do cruzamento Sam Nujoma (no desvio ocidental
existente), seguindo um alinhamento leste passando pela Universidade da
Namíbia, o cruzamento Auas e Robert Mugabe Intercâmbio no lado leste e
terminando perto da casa de idosos em Auasblick”, proferiu Lutombi.
A
Fase 2A também está em andamento e o processo geral está em 44%.
“Este
trecho da estrada continua a partir da casa de idosos em Auasblick e segue na
direção leste até ao cruzamento de Dordabis, cobrindo uma distância de 19,5
quilómetros.”
Depois
de concluída, a faixa de rodagem dupla apoiará a economia, permitindo
movimentos mais rápidos e alternativos ao redor de Windhoek para o resto do
país.
“Irá
também melhorar as nossas ligações ao novo Porto Gateway da SADC em Walvis Bay.
O governo, por meio do RA, continuará a desenvolver e manter rotas de
desenvolvimento de corredores que promovam o comércio”.
O
projeto rodoviário do Aeroporto Internacional Windhoek-Hosea Kutako faz parte
do Plano de Prosperidade Harambee 2 e está alinhado ao quinto Plano de
Desenvolvimento Nacional.
No
mês passado, o Namibian informou que Zhong Mei foi beneficiária de um contrato
para construir a segunda fase da rodovia do Aeroporto Internacional
Windhoek-to-Hosea Kutako por N $ 1,2 mil milhões, há dois anos.
Em
2016, a RA concedeu um contrato de N $ 755 milhões à Zhong Mei para a
construção da estrada Swakopmund-Henties Bay-Uis.
Em
agosto deste ano, um documento que vazou mostrou que o pessoal local de uma
empresa chinesa, cerca de 42, eram todos cidadãos de nacionalidade chinesa
cujas posições incluíam um chefe, oficial de recursos humanos, comprador, caixa,
engenheiros e gerentes de laboratório.
Essa
força de trabalho supostamente pertence à Zhong Mei Engineering.
Isso
levou o ex-ministro interino das Obras e Transportes, Calle Schlettwein, a
escrever para Lutombi.
“Este
ministério recebeu inúmeras reclamações dos nossos empreiteiros de estradas
contra estas empresas que empregam principalmente especialistas estrangeiros em
posições-chave na maioria dos projetos de estradas no país, enquanto os
especialistas locais ... são ignorados”, disse Schlettwein. Shelleygan
Petersen – Namíbia in “The Namibian”
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