Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

China - Hengqin reforçará plataforma sino-lusófona

Com o desenvolvimento do projecto geral para Hengqin surgirão novas ideias para a futura cooperação entre a China e os países de Língua Portuguesa, acredita José Luís de Sales Marques


A Zona de Cooperação Aprofundada com Guangdong, em Hengqin, permitirá aprofundar o intercâmbio económico-comercial, científico e humanístico entre a China e os países de Língua Portuguesa, bem como “alargar amplamente” o papel da RAEM como plataforma de ligação com o universo lusófono, defendeu o presidente do Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) durante uma palestra organizada pelo Instituto Politécnico (IPM). Segundo o IPM, José Luís de Sales Marques sustentou a sua convicção em várias iniciativas, como a criação da Plataforma de Serviços Financeiros entre a China e os Países de Língua Portuguesa, do Centro de Comércio Internacional entre a China e os Países de Língua Portuguesa e da Base de Inovação e Empreendedorismo para Jovens da China e dos Países de Língua Portuguesa.

Além disso, Sales Marques realçou o importante papel do sistema de ensino superior da Zona Aprofundada (incluindo o IPM) na futura cooperação sino-lusófona. Na sua perspectiva, “as instituições podem fornecer uma reserva diversificada de talentos para a futura cooperação sino-lusófona através da formação de quadros qualificados nas áreas de tradução linguística, tecnologias de informação, cultura e criatividade, administração pública, entre outras, com vista a elevar o nível de cooperação sino-lusófona a um novo patamar”, referiu, segundo a nota divulgada pelo IPM.

Em geral, o presidente do IEEM acentuou que, além do papel positivo na promoção da diversificação económica de Macau, a Zona de Cooperação Aprofundada “veio alargar os horizontes da população na facilitação de vida e emprego e no incentivo à inovação da ciência e tecnologia, apontado também novas ideias para a futura cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa”.

Intitulada “Macau-Hengqin: o futuro da cooperação Sino-Lusófona”, a palestra foi a segunda sessão das “Conversas com Personalidades Sino-Lusófonas” lançadas pelo Politécnico e contou com a moderação de Joaquim Ramos de Carvalho, coordenador do Centro Internacional Português de Formação do IPM. Participaram no evento diversos professores e alunos, do IPM e de outras instituições, bem como académicos sino-lusófonos e profissionais de áreas relacionadas. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário