Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Portugal - Prémio Gulbenkian para a Humanidade

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade distingue pessoas, grupos de pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação e adaptação às alterações climáticas se destaquem pela sua originalidade, inovação e impacto. O Prémio, no valor de 1 milhão de euros, é atribuído anualmente


A 3.ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade sublinha o compromisso da Fundação Calouste Gulbenkian para com a urgência da ação climática. Este compromisso traduz-se na ambição de acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, de mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas para as pessoas, para o ambiente e para a economia, e de promover uma sociedade mais resiliente e preparada para as alterações globais do futuro, protegendo em especial os mais vulneráveis.

Com esta iniciativa, pretende-se destacar e alavancar respostas de ação climática de elevada dimensão, contribuindo para acelerar a descarbonização da economia, proteger as pessoas e os sistemas naturais dos graves efeitos associados à crise do clima e promover o desenvolvimento sustentável.

A humanidade enfrenta uma crise climática severa e sem precedentes, com consequências devastadoras para as pessoas, a natureza e a economia.

Os últimos cinco anos foram os mais quentes desde que há registo e este aumento da temperatura global, causado por níveis excessivos de gases de efeito de estufa na atmosfera, está a provocar graves desequilíbrios no Planeta. Além dos impactes no ambiente – a perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas naturais -, as alterações climáticas afetam componentes essenciais do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconómico.

Sem uma mudança drástica, a humanidade continuará a sofrer estas consequências, especialmente aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Saiba mais aqui. Fundação Gulbenkian


Sem comentários:

Enviar um comentário