Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Timor-Leste – Conselho dos Combatentes da Libertação Nacional pede a Governo que coopere com a Indonésia para encontrar restos mortais dos líderes timorenses


Díli – O Presidente do Conselho dos Combatentes da Libertação Nacional (CCLN), Vidal de Jesus ‘Riak Leman’, pediu ao Governo que continuasse a cooperar com o Governo da Indonésia para que apurem o paradeiro dos restos mortais de Nicolau Lobato, David Alex ‘Daitula’, Mau Hudo, entre outros.

O presidente referiu ainda que o CCLN e o Governo timorense têm a mesma preocupação em procurarem os restos mortais dos líderes timorenses.

“Procurar os restos mortais dos líderes nacionais é da competência do nosso Governo. Sabemos que os nossos governantes continuam em cooperação [com a Indonésia] e realizaram encontros com os generais indonésios para discutirem esta questão”, disse à Tatoli, em Caicoli, Díli.

O presidente recomendou ainda ao Governo timorense que continue a procurar o corpo dos líderes nacionais. “Se o Governo da Indonésia guarda os corpos de Nicolau Lobato, Daitula, Mau Hudo, espero que um dia os entregue ao Estado timorense”, realçou.

Já Alarico ‘Daitula’, filho de ‘Daitula’, se mostra insatisfeito com o facto de ainda não terem sido encontrados os restos mortais do pai e de os governantes não ouvirem os seus pedidos.

“Mesmo assim, sinto-me satisfeito com a vitória de Timor-Leste, mesmo com a morte do meu pai e de outros timorenses durante a guerra”, referiu.

Alarico Daitula agradeceu ao pai por ter conseguido salvar o povo da ocupação indonésia.

O filho pediu ainda ao Governo que continuasse a procurar os restos mortais do seu pai e de outros combatentes. Domingos Freitas – Timor-Leste in “Tatoli”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário