Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Brasil - Cientistas rejeitaram receber medalhas dadas por Bolsonaro

Vinte e um cientistas propostos para uma das maiores honrarias do Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico, renunciaram às medalhas após o presidente Jair Bolsonaro ter retirado da lista dois dos seus colegas, cujos trabalhos incomodavam o governo.

Um dos excluídos foi Marcus Lacerda, autor de um dos primeiros estudos sobre a ineficácia da cloroquina contra a covid-19. O outro foi Adele Benzaken (na foto) demitida da chefia do departamento de HIV/SIDA do Ministério da Saúde quando Bolsonaro assumiu a presidência, em 2019, depois que o departamento publicou uma cartilha voltada para os homens trans.

Em protesto, os cientistas rejeitaram as medalhas, em carta aberta. “É mais uma clara demonstração da perseguição a cientistas, configurando um novo passo do sistemático ataque à Ciência e Tecnologia por parte do governo vigente”, escreveram.

“Este acto de renúncia, que nos entristece, expressa a nossa indignação frente ao processo de destruição do sistema universitário brasileiro e de Ciência e Tecnologia”. Adele Benzaken, directora da Fiocruz Amazónia, disse que se sentiu “extremamente honrada” com a decisão dos seus colegas de recusar as medalhas, ante o que chamou de “tratamento pouco elegante” dispensado a ela e a Lacerda por parte do governo. In Jornal Tribuna de Macau” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário