Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Macau - “Fausto Sampaio, o Pintor do Império na Região



A Fundação Rui Cunha e a Associação dos Bookworm de Macau apresentam quinta-feira, 11 de Novembro, pelas 18h30, uma conferência sobre “Fausto Sampaio, o Pintor do Império em Macau”, no âmbito da série “Caderno de Histórias”, dirigida pela historiadora Beatriz Basto da Silva com participação especial de Maria Teresa Paulo Sampaio Costa Macedo, filha do conceituado artista português.

Beatriz Basto da Silva - via Zoom, de Coimbra, Portugal -, falará sobre a vida e obra do pintor português, nascido em Anadia a 4 de abril de 1893, e falecido na mesma data em 1956, após uma longa carreira dedicada às artes, com passagem pelas antigas Províncias Ultramarinas, incluindo Macau. A sua obra abrange o material da tela e das tintas, o físico da paisagem, a cor, a luz e a anatomia humana, que o seu pincel e a espátula transformaram numa mensagem de humanismo e descoberta do espírito divino. A este respeito, Lo-Po-San afirmou: «A escova de Fausto Sampaio tem olhos, cérebro e alma».

Maria Teresa Paulo Sampaio Costa Macedo, falará também connosco - via Zoom, de Lisboa - e dará ao público a oportunidade de conhecer alguns dos quadros da família, um tesouro escondido e desconhecido para muitos olhos. De facto, várias obras de Fausto Sampaio pertencem a colecções privadas fora do território da RAE de Macau e seria interessante apresentá-las numa exposição no Museu de Arte de Macau. In “Fundação Rui Cunha” - Macau

A entrada é gratuita, mas sujeita às recomendações de saúde implementadas pelas autoridades locais.

Não perca!

Para Macau, Mais e Mais!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário