Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Brasil - Governo do Ceará firma parceria em Portugal visando melhorias para o turismo

Em visita a Portugal, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela assinou, na última quinta-feira (28), um memorando de entendimento entre Portugal e o Governo do Ceará visando a cooperação, qualificação de mão de obra e o aperfeiçoamento das técnicas de divulgação do estado como destino turístico internacional. O documento foi firmado com o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araujo.

O encontro também debateu a colaboração mútua das partes em feiras e eventos internacionais do segmento turístico, potencializando assim a troca de experiências, expertises e demais ativos entre Portugal e Ceará.

Autoridade turística máxima do país europeu, o Turismo de Portugal é responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística lusitana. A entidade agrega em um único local todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Também é competência do órgão a formação de profissionais na área, além do desenvolvimento das infraestruturas e investimentos no setor.

Educação

Em Portugal desde a segunda-feira (25), a vice-governadora cumpre agendas voltadas para a troca de experiências nos campos da educação e de políticas públicas. No dia 26, Cela se encontrou com a secretária de Estado da Educação de Portugal, Inês Ramires, na sede do Ministério da Educação, em Lisboa.

Também estiveram presentes a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, a subdiretora da Administração Escolar de Portugal, Paula Teixeira, além de outras autoridades educacionais do país ibérico.

Izolda Cela se mostrou bastante entusiasmada com o encontro e salientou que reuniões como a desta terça são sempre valiosas. “Tivemos hoje uma oportunidade de conhecer as boas experiências destes anos mais recentes de Portugal, com o país possuindo um foco maior no fortalecimento da educação. Especialmente, conhecer, e também compartilhar, informações sobre programas de formação de professores e estratégias para lidar com os impactos da pandemia”, explicou.

Já dia 29 na cidade de Braga, a vice-governadora conheceu as dependências da Casa do Professor, associação que apoia professores de todos os níveis de ensino, através da promoção de iniciativas de caráter social, científico, formativo, cultural e recreativo. A visita foi guiada pelo presidente da entidade, Jorge Soares.

“Pudemos conhecer parte do processo de formação dos professores, das parcerias do público e privado. Também aproveitamos a oportunidade para evidenciar a experiência do Ceará na educação”, contou a vice-governadora.

Fundada em 1979, em Braga, após uma ideia de Antônio Gomes de Faria, um diretor de escola local, a Casa do Professor hoje é uma instituição reconhecida nacionalmente por seu valor para a sociedade portuguesa. A entidade, além de promover diversas ações culturais, esportivas e educacionais, busca, acima de tudo, fornecer um local onde os professores e suas famílias possam se sentir respeitados e felizes.

Migrações

A vice-governadora, ao lado da secretária da Educação do Ceará, também conheceu a sede do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), em Lisboa. A visita foi guiada por uma representante do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) de Portugal, Sônia Pereira.

Durante a visita, as autoridades portuguesas apresentaram algumas ações locais para a área da educação, como o Programa Escolhas, política que tem uma estratégia intersetorial e foco na inclusão de famílias. Também foi pauta do encontro certas parcerias realizadas pelo ACM junto dos municípios e da sociedade civil, além do impacto destes projetos em certos territórios de Lisboa.

A visita também contou com a presença de uma representante da Comunidade Brasileira no Conselho para as Migrações, Cyntia Pereira de Paula.

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) é um instituto público que intervém na execução das políticas em matéria de migrações. O ACM procura olhar para o mundo de uma forma criativa com o objetivo de responder às crescentes necessidades dos diferentes perfis dos migrantes e da sua integração. In “Mundo Lusíada” - Brasil

 

Sem comentários:

Enviar um comentário