Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Portugal - Torna-se o quarto país da União Europeia a deixar de usar carvão para gerar eletricidade


Portugal encerrou no fim-de-semana a última central a carvão, acabando com a utilização do poluente para a geração de eletricidade. Torna-se o quarto país da União Europeia a fazê-lo.

O grupo ambiental Zero disse em comunicado que a central do Pego, no centro de Portugal, é o segundo maior emissor de dióxido de carbono do país, acrescentando que "libertar-nos da maior fonte de gases com efeito de estufa foi um dia importante para Portugal".

Embora a licença para a produção esteja tecnicamente em vigor até ao final do mês, o seu stock final de carvão acabou na sexta-feira. Isso fez do sábado o primeiro dia em que a eletricidade foi produzida no país sem o uso do carvão.

A alteração ocorre nove anos antes do fim planeado de Portugal para o uso de combustíveis fósseis até 2030. O processo começou em 2017, quando o país assinou uma declaração para abandonar o uso de carvão na COP23.

Bélgica, Áustria e Suécia são os outros três países europeus que já deixaram de usar carvão para geração de energia.

Embora 60 a 70 por cento da sua eletricidade venha de fontes renováveis, Portugal ainda depende fortemente de combustíveis fósseis importados para atender às necessidades globais de energia.

A saída de Portugal do carvão ocorre depois que a Comissão Europeia ter anunciado que processaria o país por não tomar medidas contra a baixa qualidade do ar. Euronews com “Reuters”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário