Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 27 de novembro de 2021

São Tomé e Príncipe - Universidade pública vai lecionar curso de Agronomia

São Tomé – A formação superior em Engenharia Agronómica vai ser administrada na universidade pública de São e Príncipe, – anunciou a ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues, no âmbito de um acordo institucional assinado com o Ministério da Agricultura.

O curso perspectivado há vários anos, a luz deste acordo, vai ser ministrado nas instalações do Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agro-Pecuário (CATAP), que será convertida num polo orgânico da Universidade de São Tomé e Príncipe.

Na cerimónia que ocorreu no gabinete do ministro da Agricultura, o acordo foi rubricado pelos ministros da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Francisco Ramos e Julieta Rodrigues, ministra da Educação e Ensino Superior.

Falando na ocasião, a titular da pasta da Educação afirmou que justifica-se a viabilização do curso à luz da procura dos jovens são-tomenses, uma vez que a pandemia do Covid-19 veio reconfigurar as necessidades internas, as quais acresce do facto do actual Governo ter elegido a agricultura como um dos eixos para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.

Além de ciência agronómica, este protocolo institucional, abre, igualmente, caminho para a Universidade Pública ministrar outros cursos no ramo da agricultura, assim como das pescas e da economia azul.

Por sua vez, o ministro da Agricultura ao saudar a iniciativa, disse que este protocolo viabiliza perspectivas de uma coabitação entre o centro de competências da agricultura familiar e sustentada da CPLP, ali instalado, e a faculdade de ciências agrárias revertendo no desenvolvimento de São Tomé e Príncipe assim como de um mundo mais forte na competência agroalimentar para a CPLP. Manuel Dênde – São Tomé e Príncipe in “STP-Press”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário