Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 13 de novembro de 2021

Guiné-Bissau - Avião imobilizado no aeroporto de Bissau semeia discórdia


Um cargueiro do tipo Airbus A340 suspeito de transportar drogas e armas está imobilizado desde 29 de outubro de 2021 pelas autoridades aeroportuárias do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau.

De acordo com a Comissão Especializada de Defesa e Segurança do Parlamento da Guiné-Bissau, o avião que fez escala em Banjul na Gâmbia e actualmente detido por agentes da aviação civil, aterrou no país a pedido expresso do autoproclamado presidente Umaro Sissoco Embaló.

Essa situação semeia discórdia no governo e abala o MADEM-G15, partido do Sissoco Embaló. José Carlos Macedo Monteiro, um dos deputados desta formação política, apontou pública e claramente o dedo ao responsável Sissoco Embaló.

Pior ainda, o Journal du Pays soube que os três tripulantes (um piloto, um co-piloto e um mecânico) detidos há uma semana deixaram a Guiné-Bissau “misteriosamente” desde 3 de novembro de 2021 e juntaram-se à Gâmbia e ao Senegal.

Reunido em sessão extraordinária do Conselho de Ministros, o governo guineense criou uma comissão interministerial para esclarecer as circunstâncias da aterragem do avião. A comissão será composta pelos ministros do Interior, Defesa e Transportes e pelo gabinete do Primeiro-Ministro guineense Nuno Gomes Nabiam e deverá apresentar um relatório no final desta semana. Balanta Mané – Casamansa in “Journal du Pays”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário