Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Finlândia - Música tradicional portuguesa em destaque

Instrumentos de cordas típicos portugueses, como a viola campaniça e a braguesa, estão esta semana em destaque numa exposição, num ciclo de concertos e numa oficina formativa no Museu Sibelius, em Turku, na Finlândia

A iniciativa, divulgada pela Lusitanian Music Publishing é apresentada como “a primeira exposição internacional de cordofones regionais populares portugueses”.

Até ao próximo sábado, o Museu Sibelius, naquela cidade finlandesa, acolhe uma mostra temporária com exemplares das violas amarantina, beiroa, braguesa, campaniça, terceira e toeira, cordofones pertencentes à coleção do músico Marco Vieira, fundador da Escola de Música Tradicional Alentejana.

Ao longo desta semana, estão ainda previstas várias atuações de artistas portugueses “ligados à inovação do folk nacional” e que tocam com aqueles instrumentos.

São eles os Lusitanian Ghosts, projeto luso-sueco que recorre a cordofones tradicionais, a dupla Bicho Carpinteiro, formada por Vasco Ribeiro Casais e Rui Rodrigues, o guitarrista O Gajo, a cantora Joana Negrão, num projeto a solo intitulado A Cantadeira, o músico António Bexiga, que assina enquanto Raia, e ainda Marco Vieira, que também fará uma oficina sobre viola campaniça.

Segundo a Lusitanian Music Publishing, esta exposição, ciclo de concertos e oficina resulta de um convite feito pelo curador do Museu Sibelius, Matti Komulainen, ao grupo Lusitanian Ghosts para que apresentasse um programa em torno dos cordofones tradicionais portugueses. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo


Sem comentários:

Enviar um comentário