Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Guiné-Bissau - Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos afirma que o prémio “Jornalismo e Direitos Humanos” visa reforçar papel dos jornalistas na sociedade


Bissau - O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), disse que o “Prémio Jornalismo e Direitos Humanos” tem como objectivo reforçar o papel dos jornalistas enquanto agentes de mudança de mentalidade na sociedade.

Augusto Mário da Silva falava esta terça-feira após a cerimónia de lançamento e sessão de esclarecimento aos jornalistas sobre a 8ª Edição do Prémio Jornalismo e Direitos Humanos.

Aquele responsável disse que, o referido concurso estimula a construção de uma cultura de participação democrática e cívica com vista a promoção e defesa dos direitos humanos.

Realçou que os jornalistas têm estado a fazer trabalhos extraordinários na vertente da promoção e proteção dos direitos humanos.

ʺAtravés dos jornalistas conseguimos saber muitas coisas como violação dos direitos humanos para tal qualificamos-lhes de principais defensores dos direitos humanos”, explicou.

Augusto Mário da Silva afirmou que pretendem com o prémio reconhecer os trabalhos que os jornalistas estão a fazer e a forma corajosa como o fazem, apesar do ambiente desfavorável em que exercem.

O Presidente da LGDH encoraja os jornalistas a participarem no concurso e disse que os trabalhos a concurso devem ser aqueles que já foram publicados de Janeiro até 1 de Novembro do ano em curso, e que os prémios serão entregues aos vencedores no dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Explicou que a ideia do concurso para atribuição do Prémio Jornalismo surgiu em 2013 depois do lançamento do projeto Observatório dos Direitos em que foi realizado um inquérito sobre recolha e tratamento de dados sobre situação de direitos humanos no país.

Aquele responsável da organização de defesa dos direitos humanos disse que sempre mostraram aos jornalistas que o importante não é o valor do prémio mas sim, a sua simbologia.

O Prémio Jornalismo e Direitos Humanos que já se encontra na sua oitava edição, atribui um prémio de 300 mil francos CFA e um computador portátil, para os melhores trabalhos selecionados na categoria de imprensa escrita, Rádio e Televisão e conta com o patrocínio do Instituto Camões e da União Europeia. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau


 

Sem comentários:

Enviar um comentário