Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Indonésia – Governo oferece barco ambulância a Timor-Leste


Díli – O Governo da Indonésia, através da sua embaixada em Díli, entregou um barco ambulância ao Ministério da Saúde timorense.

“Trouxe a mensagem do Governo indonésio que espera que este barco ambulância seja usado da melhor forma possível pelo Ministério da Saúde com o objetivo de servir os pacientes”, disse o representante da Embaixada da Indonésia, Alamsyah, à margem da cerimónia de entrega no Porto de Díli.

Alamsyah revelou também que a construção do barco ambulância custou 202 mil dólares americanos.

Também o Diretor-Geral do Serviço Nacional de Ambulância e Emergência Médica (SNAEM), Horácio Sarmento, agradeceu aos governos da Indonésia e de Timor-Leste por concretizarem a entrega do barco ambulância ao Ministério da Saúde.

“Através da cooperação entre os dois países, realizámos hoje a cerimónia de entrega. O barco em causa pode facilitar o serviço do Ministério da Saúde, especialmente o do SNAEM, responsável pela transferência de pacientes de Ataúro e de Oé-Cusse para o Hospital Nacional Guido Valadares”, afirmou.

O dirigente mostra-se preocupado com o facto de o Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2022 não prever verbas para a manutenção de rotina e custos operacionais.

“Solicitámos ao Parlamento Nacional, especialmente à Comissão F, durante a discussão do OGE, que alocasse orçamento para a manutenção do barco”, frisou.

O evento contou com a participação da Ministra da Saúde, Odete Belo, representante da OMS, membros do Governo e outros convidados.

O barco foi construído em Surabaia, Indonésia, pela Empresa PT. Fiberboat Indonesia e tem capacidade para acomodar 20 passageiros. Afonso do Rosário – Timor-Leste in “Tatoli”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário