Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Singapura - A cidade que aprendeu a combinar a natureza com a vida urbana


Como uma pequena ilha densamente urbanizada, seria perdoado esperar que Singapura seja pouco mais do que faixas de cimento.

Ocupando apenas 700 quilómetros quadrados, mas abrigando mais de 5,7 milhões de pessoas, é o segundo país mais densamente povoado do planeta - ficando atrás apenas de Mónaco, que tem apenas 40 mil habitantes em comparação.

Mas Singapura não é uma selva de cimento, muito longe disso. A cidade-estado é, em vez disso, uma lição extraordinária para o resto do mundo sobre como combinar perfeitamente a vida urbana com a natureza.

Da urbanização descontrolada ao rápido reflorestamento

Desde que foi colonizada pela primeira vez pelos britânicos em 1819, altura que Singapura foi formalmente fundada, mais de 95% da vegetação da ilha foi removida. A velocidade com que o estado cresceu, tanto em termos de infraestrutura quanto de população, foi tão rápida que perdeu a sua flora e fauna numa taxa diferente de qualquer outra nação.

Com 90% das suas florestas, 67% das suas espécies de pássaros nativos e 40% dos seus mamíferos perdidos devido ao rápido crescimento da cidade, ficou claro que o nível de industrialização não era mais sustentável.

Em 1967, dois anos após a independência de Singapura, foram lançados planos para transformar a nação numa 'cidade-jardim', designando terras como reservas naturais.

Mas o espaço verde não foi o único problema que a cidade enfrentou. A poluição do ar estava a tonar-se um problema crescente, a ponto de em 1996 o país apresentar um dos maiores níveis de emissão do planeta.

No início da década de 1990, o Plano Verde de Singapura (SGP) foi criado e, em seguida, reestabelecido dez anos depois, em 2002, como SGP 2012. Concentrou-se em três áreas principais: Ar e alterações climáticas; Água e terra limpa; Natureza e saúde pública.

O objetivo era corrigir os problemas enfrentados por Singapura em 2012, por meio de ações educacionais, campanhas de consciencialização e mudanças na infraestrutura.

Uma grande parte desse plano era sobre a recuperação de espaços verdes e encontrar maneiras inovadoras de redesenhar a cidade - que é como Singapura se tornou conhecida como uma cidade 'biofílica'.


O que é uma cidade biofílica?

A palavra 'biofílico' significa um amor pela natureza e pelo mundo natural, vindo de bio- (vida) e -philia (amigável para com). Uma organização chamada Biophilic Cities existe para trabalhar com cidades ao redor do mundo para obter o status de credenciada e reconhecimento pelo seu trabalho combinando natureza com planeamento urbano.

“Estas cidades parceiras estão a trabalhar em conjunto para conservar e celebrar a natureza em todas as suas formas [...] desde a biodiversidade até aos espaços urbanos selvagens presentes nas cidades”, explica o sítio Biophilic Cities.

“Reconhecemos a importância do contato diário com a natureza como um elemento de uma vida urbana significativa, bem como a responsabilidade ética que as cidades têm de conservar a natureza global como habitat compartilhado para vidas não humanas e pessoas.”

Singapura é membro do Biophilic Cities desde 2013, sem dúvida graças ao trabalho realizado em todo o país para reconstituir a ilha.

Grande parte da regeneração de Singapura foi liderada pelo Dr. Cheong Koon Hean, que chefiou a agência de desenvolvimento urbano do país. Parte do seu trabalho consistia em executar um programa de incentivo para encorajar construtoras e proprietários de imóveis a instalar jardins em telhados e paredes verticais de plantas.

Desde 2009, este esquema foi recriado em mais de 100 edifícios com telhados verdes, jardins comestíveis, jardins recreativos na cobertura e paredes verdejantes. Isso não apenas ajudou a melhorar a cidade de uma perspectiva ecológica, mas também estabeleceu a estética única e distinta de Singapura.

Essa vegetação adicionada ajudou a mitigar o efeito do calor urbano, ao mesmo tempo que melhorou a qualidade do ar, já que as plantas atuam como purificadores e filtros de ar.

Cheong espera que Singapura continue a ser verde, tanto em termos de eficiência de construção quanto por meio da incorporação de vegetação nos projetos. Mas também acredita que pode servir como um modelo para outras cidades aprenderem.

“Muitas cidades, especialmente as da Ásia, são densamente povoadas”, disse à National Geographic, “mas a nossa experiência mostra que essas cidades podem ser habitáveis”.

Como a pandemia de coronavírus continua a mostrar-nos toda a importância da natureza nas nossas vidas, Singapura destaca-se como um exemplo de como podemos tornar as nossas próprias cidades verdadeiramente verdes. Marthe de Ferrer – Reino Unido in “Euronews”




 

Sem comentários:

Enviar um comentário