Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Timor-Leste – Assinados dois documentos de cooperação no setor agrícola e do café com Portugal

Díli – Portugal e o Governo de Timor-Leste, através do Ministério da Agricultura e Pescas (MAP), assinaram um protocolo de cooperação técnico-científica para o desenvolvimento do setor cafeícola e um memorando de entendimento sobre a cooperação bilateral no setor da agricultura.

Os dois documentos foram assinados no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli pelo embaixador português, José Pedro Machado Vieira, e o Ministro da Agricultura e Pescas, Pedro dos Reis.

A cooperação em causa permite a continuação do projeto da Quinta Portugal no Município de Aileu e o aprofundamento da investigação no setor do café.

“É um dia muito significativo para a nossa cooperação, especialmente na área da agricultura. Assinámos dois documentos que são realmente muito importantes para o desenvolvimento da nossa cooperação. Um deles é o memorando de entendimento no setor da agricultura em termos gerais, o outro é um acordo de parceria de caráter técnico-científico e diz respeito em especial ao setor do café. Este documento vai dar uma base jurídica, ou seja, uma base legal a esta cooperação”, disse o embaixador de Portugal, José Pedro Machado Vieira, em declarações aos jornalistas.

O diplomata português revelou ainda que a cooperação em causa “apoia os produtores locais para a diversificação e melhoria das produções agrícolas.

José Pedro Machado Vieira recordou que o protocolo marca duas décadas de cooperação portuguesa no setor agroflorestal em Timor-Leste com a criação.

Também o Ministro da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, Pedro Reis, disse que os documentos assinados serão a base legal da futura cooperação.

“A assinatura do acordo em causa refere-se ao projeto da Quinta Portugal em Aileu, pois o memorando já caducou. Então, hoje assinamos a renovação da cooperação para se tornar uma base jurídica no futuro”, informou.

O protocolo de cooperação, que envolve ainda o Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC) do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, pretende “reatar e aprofundar o trabalho, realizado entre 2009 e 2012, de caracterização e estudo das raças de ferrugem do cafeeiro existentes em Timor-Leste e de identificação das plantas promissoras para a criação de novas variedades de cafeeiro Arábica resistentes à doença”.

A ferrugem alaranjada é a doença que mais ataca o cafeeiro Arábica, podendo causar perdas de produção superiores a 30%.

A doença, causada pelo fungo Hemileia Vastatrix, infeta as folhas do cafeeiro, formando, na página inferior, pústulas de soros uredospóricos de cor alaranjada, o que pode provocar a queda prematura das folhas e enfraquecer a planta.

Investigadores do CIFC, na sua apresentação dos resultados do trabalho realizado com o Ministério da Agricultura e Pescas timorense, notam que as raças fisiológicas da doença identificadas em Timor-Leste estão caracterizadas como “das mais virulentas de todo o mundo”.

A investigação permitirá conhecer melhor a doença e as principais raças existentes no território e ajudar a identificar plantas produtivas e resistentes.

O evento contou com a participação de representantes do Governo de Timor-Leste, de universidades e centros de pesquisa nacionais, de parceiros de desenvolvimento e técnicos do Ministério da Agricultura e Pescas. Afonso do Rosário – Timor-Leste in “Tatoli”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário