Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 15 de março de 2023

China - Secretariado Permanente do Fórum de Macau deslocou-se a Hengqin

A iniciativa teve como objectivo o lançamento de actividades económicas e comerciais. Durante a estada, a comitiva visitou as empresas e conheceu projectos como o Centro de Intercâmbio de Ciência e Tecnologia entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a Empresa Smarcle, a Empresa Imstem Biotechnology, a Empresa Nanometals Tecnology e a Vila Serensia Woods


Uma delegação do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, chefiada pelo Secretário-Geral, Ji Xianzheng, deslocou-se a Hengqin, no passado dia 10 de Março, para participar na cerimónia de abertura do evento “Vamos Desfrutar – Mercado com Destaque para os Produtos do Mundo Lusófono e Macau” e visitar algumas empresas locais da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, revelou ontem, em nota de imprensa, o Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comerical entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau).

Ji Xianzheng participou, enquanto convidado de honra, na cerimónia de abertura do evento “Vamos Desfrutar – Mercado com Destaque para os Produtos do Mundo Lusófono e Macau”, realizada na Legend Ponto Square. O evento teve lugar em Hengqin pela primeira vez, sendo uma actividade de carácter multi-canal e diversificada para fomentar o intercâmbio do comércio entre a China e os países de língua portuguesa (PLP) e impulsionar o desenvolvimento integrado entre Macau e Hengqin. Nessa edição, estiveram representadas cerca de 30 pequenas e médias empresas de ambos os locais.

Na ocasião, foi apresentada uma vasta gama de produtos típicos bem como produtos criativos e culturais dos PLP e de Macau. À margem do evento, decorreram sessões de transmissão ao vivo de promoção e venda de produtos, a fim de haver uma maior interactividade das imagens dos produtos, de modo a aumentar a exposição dos produtos e facultar na exploração de mais oportunidades de negócios.

Ainda durante a estada em Hengqin, a comitiva visitou as empresas e conheceu projectos como o Centro de Intercâmbio de Ciência e Tecnologia entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a Empresa Smarcle, a Empresa Imstem Biotechnology, a Empresa Nanometals Tecnology e a Vila Serensia Woods.

Por sua vez, os delegados dos Países de Língua Portuguesa junto do Secretariado Permanente, tirando partido do conjunto de actividades de foros económico e comercial da deslocação, aprofundaram os conhecimentos do ambiente de negócios daquela zona, tendo realizado apresentações no âmbito do papel de Macau como plataforma e o ambiente de negócios dos países lusófonos às empresas do interior da China, em particular, as da Zona de Cooperação Aprofundada.

No futuro, o Secretariado Permanente irá impulsionar a expansão das relações económicas e comerciais dos PLP em prol da integração com a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, servindo Macau como plataforma, e em articulação com a estratégia de desenvolvimento da diversificação adequada “1+4” do Governo da RAEM e das medidas definidas na Reunião Extraordinária Ministerial do Fórum de Macau. Gonçalo Pinheiro – Macau in “Ponto Final”


Sem comentários:

Enviar um comentário