Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 20 de março de 2023

Goa - Marcos Gonsalves presidente do 22º Concani Yuva Sammelan

As suas contribuições incluem poesia, contos, teatro, peças de um ato e muito mais


Um jovem escritor, dramaturgo e jornalista a viver em Raia chamado Marcos Gonsalves foi escolhido por unanimidade para ser o presidente do 22º Konkani Yuva Sahitya Sammelan, iniciando o seu mandato no passado dia 17 de março de 2023.

O encontro literário anual de dois dias para estudantes e jovens foi organizado em conjunto este ano pela Goa Konkani Academy e pelo Dnyanprasarak Mandal's College em Assagão.

Gonsalves tem escrito sem esforço a sua literatura e outras obras nas escritas Devanagari e Roman Konkani, bem como em Marathi e Inglês. Ele tem no seu currículo vários livros e artigos relacionados com a poesia, contos, peças de um acto, biografias, trabalhos de pesquisa e teatro.

Ele conquistou vários prémios pelas suas obras literárias e apresentações culturais, incluindo o Yuva Srujan Puraskar do Governo de Goa, o Yuva Sahitya Puraskar da Goa Konkani Academy, bem como o Dalgado Konkani Academy, Prémio Escritor do Ano da revista Gulab, Prémios de Melhor Jornalista em memória de Felicio Cardozo, bem como de Konkani Bhasha Mandal e muitos mais.

Marcos também recebeu vários prémios pelos seus trabalhos nas áreas da literatura, pesquisa, textos para teatro, bem como direção de teatro por organizações de renome como a Kala Academy, Goa, bem como várias outras organizações.

Os alunos do Std IX estudam o seu trabalho de pesquisa “Kristanvancho Jagor” no currículo escolar. Até ao momento, o escritor tem 13 livros publicados de poesia, contos, ensaios criativos, peças de um acto, biografia, trabalhos de pesquisa e teatro para crianças.

Além da sua contribuição profissional para o jornalismo em Devanagari e Roman Konkani, Marathi e Inglês, ele também edita a revista Umalle. Ele trabalha para um diário inglês local que cobre toda a cidade de Salcete, no sul de Goa. In “Gomantak Times” - Goa


Sem comentários:

Enviar um comentário