Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 15 de março de 2023

Macau – Instituto Cultural actualiza reconstrução virtual das ruínas de S. Paulo


O público de Macau vai ter oportunidade de apreciar uma versão actualizada da exposição “Visitando as Ruínas de S. Paulo no Espaço e no Tempo”. O Instituto Cultural fará uma reconstrução virtual das características históricas da antiga Igreja da Madre de Deus, antes de ser destruída por um incêndio, em 1835. O lançamento oficial da segunda fase da exposição está agendado para 24 de Março


A exposição de realidade virtual das Ruínas de S. Paulo, organizada pelo Instituto Cultural (IC) vai permitir mostrar uma conjectura interpretativa, sobre a tipologia arquitectónica barroca da Igreja da Madre de Deus, tendo por base os dados históricos relativos a um período de cerca de 400 anos.

A mostra “Visitando as Ruínas de S. Paulo no Espaço e no Tempo” apresenta a reconstrução virtual das características históricas da antiga igreja, antes de um incêndio que destruiu o complexo, há cerca de 200 anos. Vão ser apresentados aspectos adicionais relativos ao restauro virtual do exterior e do ambiente envolvente.

Esta é uma nova fase da exposição, depois da primeira, de carácter experimental, ter sido lançada na segunda quinzena de Dezembro do ano passado e que atraiu um grande número de visitantes. 13 mil pessoas viram a primeira exposição, que terminou a 28 de Fevereiro, “permitindo que que a história e a cultura de Macau fossem partilhadas de forma abrangente e com o uso de tecnologias inovadoras”, segundo refere um comunicado do IC, sublinhando que esta “importante mostra representa um novo capítulo para a revitalização do legado do património cultural de Macau”.

A inauguração oficial da versão actualizada está agendada para o próximo dia 24 de Março, com bilhetes já disponíveis, que podem ser adquiridos através da plataforma “Inscrição em Actividades” da Conta Única de Macau.

Relativamente aos detalhes desta segunda fase, a exposição contará com duas novas cenas de realidade virtual, nomeadamente a “Procissão e missa” e “A missa e a dança do caranguejo”, sendo ainda adicionados novos elementos, numa visão mais completa e tridimensional do seu interior e exterior. Na nota, o IC revela que os visitantes poderão participar em jogos na primeira pessoa, com uma consola na mão e ainda tomar parte, de forma imersiva, em outras actividades, como dança de caranguejo.

Estará igualmente disponível no local da exposição e no espaço aberto junto às Ruínas uma área de experiência de realidade virtual, possibilitando aos visitantes “partilhar a história secular de Macau” e a integração entre as culturas do Oriente e do Ocidente, “bem patente no legado da cidade, enriquecendo a experiência a este local do Património Mundial”. A mostra estará aberta diariamente, das 9:00 às 18:00 horas, incluindo feriados, contando com três sessões por hora, ou seja, de 20 em 20 minutos, sendo que o número máximo de pessoas em cada sessão será de 10.

Os participantes devem ter pelo menos cinco anos de idade e todos aqueles com idade inferior a 12 anos devem ser acompanhados por um adulto durante a visita. As primeiras 500 pessoas que participem na experiência completa da exposição poderão ter direito a uma lembrança.

Igreja reconhecida como marco arquitectónico único

A antiga Igreja da Madre de Deus era o principal edifício do antigo Colégio de S. Paulo, fundado em 1594 e encerrado em 1762, tendo sido a primeira instituição de ensino superior de modelo ocidental na China e até na Ásia, “oferecendo um contributo histórico importante para o intercâmbio económico, tecnológico e cultural entre o Oriente e o Ocidente”.

Construída em 1640, a magnífica Igreja da Madre de Deus foi outrora reconhecida como um marco arquitectónico único no Extremo Oriente. O Colégio e os edifícios principais da antiga igreja foram destruídos por um incêndio, em 1835, sobrevivendo apenas a fachada principal da igreja, a maior parte das fundações e a escadaria de granito, que milagrosamente sobreviveram ao longo de cerca de 400 anos. Tudo isto faz com que este monumento seja, hoje em dia, um dos mais importantes marcos culturais do Património Mundial de Macau.

O IC garante que irá promover mais iniciativas “com a aplicação de tecnologias inteligentes à área da cultura,” fazendo uso de novos instrumentos “para continuar a partilhar a história do intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente” e enaltecendo a identidade multicultural de Macau “de uma maneira dinâmica”. Vitor Rebelo – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”




 

Sem comentários:

Enviar um comentário