Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 5 de março de 2023

Moçambique – Camões Centro Cultural Português acolhe o lançamento do livro “Marrabenta: Um Património Cultural Moçambicano”

No dia 7 de Março de 2023, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo irá acolher o lançamento do primeiro produto do projecto Marimba: o livro intitulado “Marrabenta: Um Património Cultural Moçambicano”, sob a chancela da Khuzula Editora


Segundo os seus autores citados num comunicado enviado à Moz Entretenimento, este livro é uma advocacia académica de preservação de uma herança musical e artística que qualifica o país. De acordo com Silva Dunduro, Director do Instituto de Investigação Sócio Cultural (ARPAC), o mesmo serve para contribuir para o acervo literário sobre a música moçambicana e propor à família dos cientistas moçambicanos para discutir, sistematizar e divulgar o seu património cultural de forma endógena.

Este livro é composto por cinco artigos assinados, todos eles, pelos investigadores do ARPAC, nomeadamente, João Vilanculo, Marílio Wane, Hortêncio Langa, Vitor Chibanga e Agnelo Navaia. Entre estes autores, João Vilanculo e Hortêncio Langa assinam de forma póstuma e, por isso, o livro é dedicado a eles. Os ensaístas do “Marrabenta! Um Património Cultural de Moçambique” partilham os vários tons por onde a Marrabenta penetra e se deixa influenciar para que se torne um género musical que pode ou não unir os moçambicanos, tudo derivado da perspetiva e dos filtros do leitor e do apreciador deste género musical.

De realçar que a Marrabenta é um dos principais géneros da música popular local, quando se fala daquela que é produzida num contexto urbano e dirigida para o consumo do grande público. Caracteriza-se como um estilo de música ligeira resultante da mistura de diversos ritmos originários da zona Sul de Moçambique, sendo apresentada em palcos e acompanhada com os instrumentos convencionais da música popular contemporânea, como bateria, baixo, guitarras elétricas, etc. A sua popularidade é tal que se tornou comum as pessoas a referirem para definir o próprio país como um todo, com afirmações como «Moçambique é o país da Marrabenta». In “Moz Entretenimento” - Moçambique


Sem comentários:

Enviar um comentário