Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de março de 2023

Moçambique - Boaventura de Sousa Santos entende que Azagaia interpretou ansiedades dos moçambicanos de forma crítica

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos entende que Azagaia foi um sociólogo que soube interpretar ansiedades do povo moçambicano de forma crítica. Para o intelectual português e para o académico moçambicano Eduardo Lichuche, estudar as letras de Azagaia é fundamental porque permite compreender as angústias dos jovens


O programa Noite Informativa da Stv Notícias desta sexta-feira debateu sobre o legado de Azagaia. A partir de Portugal, o sociólogo português, Boaventura de Sousa Santos, defendeu que Azagaia soube ser um pedagogo interventivo com a sua arte, tendo-se esmerado em mostrar que a sociedade moçambicana podia ser melhor, que os políticos podiam ser mais honestos e a sociedade mais equitativa e justa. “É isso que sempre admirei nele, soube ser um sociólogo do chão, digamos assim, sem desprimor para os sociólogos de Moçambique com os quais tenho trabalhado e que tenho grande admiração. Foi um homem que soube interpretar as ansiedades e um grande sociólogo crítico, o que traduziu em arte”.

Boaventura de Sousa Santos já se tinha referido à qualidade lírica e crítica das letras de Azagaia num vídeo que, recentemente, circulou bastante nas redes sociais. Também devido ao vídeo, quando o rapper moçambicano morreu, o sociólogo português recebeu condolências de pessoas de vários países. “Por causa desse vídeo, eu tenho recebido condolências de vários países porque sabiam a minha admiração por Azagaia. Grandes rappers do Brasil, nomeadamente, Emicida, Gog, que são grandes amigos meus, todos eles choraram a morte do Azagaia”.

Na percepção do sociólogo, o autor de Babalaze e Cubaliwa foi capaz de incentivar a sociedade civil moçambicana de modo a não aceitar imposições externas. Por exemplo, de instituições da Bretton Woods. “Ele era um educador. Eu penso que o que ele fez foi lutar para que a sociedade civil e os cidadãos não aceitassem uma série de imposições de instituições internacionais, o Banco Mundial e o FMI, porque fazem uma série de imposições que os governos aceitam facilmente. Isso cria uma grande revolta. E essa revolta está expressa nas letras maravilhosas do Azagaia”.

Na mesma edição do programa Noite Informativa, o Director da Escola de Comunicação e Artes (ECA – UEM), Eduardo Lichuche, disse que Azagaia foi uma figura plural, tendo sido um etnomusicólogo, um poeta, um sociólogo e até político, por aquilo que expressa nas suas mensagens e na forma como analisa a realidade social. Portanto, Eduardo Lichuche recomenda o estudo da obra do rapper. “A importância de pessoas como Azagaia é precisamente essa, fortalecer o nosso conhecimento sobre aquilo que acontece na nossa sociedade”. Azagaia morreu quinta-feira, 9 de Março. José dos Remédios – Moçambique in “O País”


Sem comentários:

Enviar um comentário