Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 19 de março de 2023

Cabo Verde – O País tem mais produção cultural e artística na diáspora do que no território nacional, diz embaixador Eurico Monteiro


Lisboa – O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, considerou em Lisboa, que no País, pode-se afirmar que há mais produção artística e cultural na diáspora do que no território nacional.

O representante diplomático fez essa afirmação na abertura da sessão musical e cultural, denominada “Canções com cores cabo-verdianas – Chansons Françaises aux couleurs cap-verdiennes”, no âmbito da Festa da Francofonia 2023, que decorreu no CCCV, com sala completamente cheia.

“Hoje Cabo Verde pode dizer que tem mais produção cultural e artística na sua diáspora do que no território nacional, por isso faz todo o sentido ter este centro em Portugal e no concelho da cidade de Lisboa”, considerou o embaixador, lembrando que São Bento, onde fica o CCCV, no passado, “foi muito frequentado por cabo-verdianos e onde vários artistas se expressaram na música”.

Segundo ele, o CCCV procura acolher iniciativas de quase todos os países, sublinhando que no município de Lisboa existe uma comunidade cabo-verdiana muito significativa, em termos de números, mas também muito activa e com uma expressão social e cultural “muito intensa”.

“O CCCV é um espaço de diálogos entre culturas e para nós essa é uma função importante”, disse Eurico Monteiro na sessão que contou com a presença da embaixadora de Luxemburgo em Portugal e vários representantes diplomáticos de diferentes países, em Lisboa.

Para o embaixador de Cabo Verde, esta é uma “importante iniciativa de cooperação entre os dois países”, num espaço que se quer fazer a “afirmação da cultura” cabo-verdiana e lusófona, mas, particularmente, “partilhar” todas as culturas.

No evento promovido pelo CCCV e as embaixadas de Cabo Verde e do Luxemburgo em Portugal, e que contou com actuações de Carla Correia e Lucibela, acompanhadas por Humberto Ramos no piano, Eurico Monteiro lembrou que o CCCV é o resultado de uma cooperação “muito estreita e muito intensa” com o município de Lisboa.

De acordo com a organização, “Canções com cores cabo-verdianas – Chanson française aux couleurs cap-verdiennes”, é um evento de “celebração da amizade” entre Cabo Verde e o Luxemburgo, e da Francofonia, que foi honrada com algumas melodias da “Chanson Française”, misturado com toques dos países organizadores”.

Canções com cores cabo-verdianas – Chanson française aux couleurs cap-verdiennes” surge do trabalho comum entre o Luxemburgo e Cabo Verde, sendo que esse país europeu é membro fundador da Organização Internacional da Francofonia (OIF), fundada em 1970 e Cabo Verde juntou-se em 1996.

O concerto na sessão musical e cultural foi seguido de uma recepção gastronómica onde o público saboreou as especialidades de todos os países da Francofonia.

Este ano, a celebração da Festa da Francofonia, que acontece sempre em Março, tem como tema “Une semaine à tous les temps?”, tema que convida todos a reflectir sobre a percepção e relação com o tempo, em particular jogando com as palavras francesas que o exprimem.

Em Portugal, será prestada uma homenagem à Roménia, que está a celebrar 30 anos de participação na OIF, representado por parceiros e 13 países, nomeadamente Andorra, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Costa do Marfim, Egipto, França, Luxemburgo, Marrocos, Moldávia, Roménia, Senegal e Tunísia. In “Inforpress” – Cabo Verde


 

Sem comentários:

Enviar um comentário