Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 29 de março de 2023

Goa - Quando os artistas encontram 'Poesia em Cores'

Exposição 'Poesia a Cores' está a decorrer no Centro de Língua Portuguesa do Camões


Por ocasião do Dia Mundial da Poesia e do Dia Internacional da Cor, o Camões – CLP acolheu 'Poesia a Cores', uma sessão exposição-poesia.

Esta iniciativa partiu de artistas e poetas goeses em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa de Camões.

A inauguração

Na ocasião, Damodar Mauzo foi o principal convidado do evento.

O programa contou com duas sessões de leitura de poesia – a primeira foi uma homenagem aos escritos de Laxmanrao Sardessai e Manoharrai Sardessai, interpretada por Pritha Sardessai, arquiteta praticante e entusiasta do património.


Os poemas

A segunda sessão de leitura foi para celebrar o centenário do nascimento de um dos mais celebrados e traduzidos poetas portugueses, Eugénio de Andrade, também conhecido pelo seu próprio nome, José Fontinhas.

No total foram lidos cinco poemas em português, inglês e italiano. Os leitores dos seus poemas foram o Maestro Matteo Fraboni, (músico de jazz – percussionista, compositor) Jeanette Barbosa Noronha, professora assistente de português na Universidade de Goa e Ruth Beatriz Costa, escritora e educadora.

A noite inaugural terminou com uma apresentação de poesia da poeta Spoken Word, Rochelle D'Silva, interpretando a sua poesia.

Próximas atividades

O Centro de Língua Portuguesa de Camões vai agora realizar uma sessão interativa com o poeta português Rui Cóias em conversa com Delfim Correia da Silva sobre 'Eugénio de Andrade e a Poesia Portuguesa Contemporânea'.

No 1º de abril de 2023, haverá uma actuação 'Mai in me – Empowered Earthivism ' - um desempenho do artista multidisciplinar Pushpanjali Sharma com leitura de poesia de Salil Chaturvedi em resposta ao trabalho de Miriam Koshy na exibição 'Mhadeianjali' com acompanhamento musical de Jatin Vidyarthi. In “Gomantak Times” - Goa




Sem comentários:

Enviar um comentário