Painéis
solares estão sendo implantados “como tapete” em linhas de comboio na Suíça.
A
start-up suíça Sun-Ways vai instalar painéis perto da estação de comboios de
Buttes, no oeste do país, em maio, estando a aguardar a aprovação do
Departamento Federal de Transportes.
Como
a crise climática exige que aceleremos a transição energética da Europa, os investigadores
têm visto um novo potencial em superfícies incomuns.
As
margens de estradas, reservatórios e quintas estão encontrando espaço para
sistemas solares. E a alemã Deutsche Bahn também está a experimentar a adição
de células solares nas travessas ferroviárias.
Mas
a Sun-Ways é a primeira a patentear um sistema removível, com a ajuda da EPFL,
o instituto federal suíço de tecnologia em Lausanne.
“Essa
é a inovação”, disse o co-fundador Baptiste Danichert ao sítio de notícias
Swissinfo. E é crucial, pois as linhas de comboio precisam ser limpas de tempos
em tempos para trabalhos de manutenção essenciais.
Como os painéis solares são adicionados aos carris?
A
empresa suíça, com sede na cidade ocidental de Ecublens, desenvolveu um sistema
mecânico para instalar os seus painéis solares removíveis.
Um
comboio desenvolvido pela empresa suíça de manutenção de linhas Scheuchzer
viajará ao longo dos carris, colocando painéis fotovoltaicos no caminho. É
apenas “como um tapete desenrolando”, diz a Sun-Ways.
O comboio
especialmente projetado usa um mecanismo de pistão para desenrolar os painéis
de um metro de largura, pré-montados numa fábrica suíça.
A
eletricidade produzida pelo sistema fotovoltaico será alimentada na rede
elétrica e usada para alimentar residências, pois alimentá-la nas operações
ferroviárias seria um processo mais complicado.
Quanta energia os painéis solares nas linhas ferroviárias
podem produzir?
A
start-up tem grandes ambições para a sua eco-inovação. Em teoria, os painéis
poderiam ser implantados em toda a rede ferroviária de 5317 quilómetros da
Suíça. As células fotovoltaicas cobririam uma área do tamanho de 760 campos de
futebol.
Obviamente,
não faria sentido estender o tapete solar em túneis.
A
Sun-Ways estima que a rede ferroviária nacional poderia produzir um Terawatt-hora
(TWh) de energia solar por ano, o equivalente a cerca de 2% do consumo total de
energia da Suíça.
Assim
que o comboio deixar a estação, a empresa quer tornar-se transnacional -
estendendo-se para a Alemanha, Áustria e Itália.
"Existem
mais de um milhão de quilômetros de linhas ferroviárias no mundo", disse
Danichert à SWI Swissinfo.
“Acreditamos
que 50% das ferrovias do mundo poderiam ser equipadas com o nosso sistema.”
A
empresa ainda tem muito a provar com o seu projeto piloto perto de Buttes, no
entanto. A União Internacional das Ferrovias teme que os painéis possam sofrer
microfissuras, aumentar o risco de incêndios em áreas verdes e até distrair os
maquinistas com reflexos.
A
Sun-Ways diz que os seus painéis são mais resistentes que os convencionais e
podem ter um filtro anti-reflexo para evitar os olhos dos maquinistas.
Os
sensores embutidos também garantem que funcionem corretamente, enquanto as
escovas presas ao final dos trens podem remover a sujidade da superfície dos
painéis.
Alguns
apontaram que o gelo e a neve podem impedir que os painéis horizontais sejam
úteis, mas a Sun-Ways também tem uma resposta para isso. Ela está a trabalhar num
sistema para derreter a precipitação congelada. In “Euronews.green”
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