Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 22 de março de 2023

Suíça - Painéis solares podem ser instalados nos espaços entre carris de comboio pela primeira vez no mundo


Painéis solares estão sendo implantados “como tapete” em linhas de comboio na Suíça.

A start-up suíça Sun-Ways vai instalar painéis perto da estação de comboios de Buttes, no oeste do país, em maio, estando a aguardar a aprovação do Departamento Federal de Transportes.

Como a crise climática exige que aceleremos a transição energética da Europa, os investigadores têm visto um novo potencial em superfícies incomuns.

As margens de estradas, reservatórios e quintas estão encontrando espaço para sistemas solares. E a alemã Deutsche Bahn também está a experimentar a adição de células solares nas travessas ferroviárias.

Mas a Sun-Ways é a primeira a patentear um sistema removível, com a ajuda da EPFL, o instituto federal suíço de tecnologia em Lausanne.

“Essa é a inovação”, disse o co-fundador Baptiste Danichert ao sítio de notícias Swissinfo. E é crucial, pois as linhas de comboio precisam ser limpas de tempos em tempos para trabalhos de manutenção essenciais.


Como os painéis solares são adicionados aos carris?

A empresa suíça, com sede na cidade ocidental de Ecublens, desenvolveu um sistema mecânico para instalar os seus painéis solares removíveis.

Um comboio desenvolvido pela empresa suíça de manutenção de linhas Scheuchzer viajará ao longo dos carris, colocando painéis fotovoltaicos no caminho. É apenas “como um tapete desenrolando”, diz a Sun-Ways.

O comboio especialmente projetado usa um mecanismo de pistão para desenrolar os painéis de um metro de largura, pré-montados numa fábrica suíça.

A eletricidade produzida pelo sistema fotovoltaico será alimentada na rede elétrica e usada para alimentar residências, pois alimentá-la nas operações ferroviárias seria um processo mais complicado.


Quanta energia os painéis solares nas linhas ferroviárias podem produzir?

A start-up tem grandes ambições para a sua eco-inovação. Em teoria, os painéis poderiam ser implantados em toda a rede ferroviária de 5317 quilómetros da Suíça. As células fotovoltaicas cobririam uma área do tamanho de 760 campos de futebol.

Obviamente, não faria sentido estender o tapete solar em túneis.

A Sun-Ways estima que a rede ferroviária nacional poderia produzir um Terawatt-hora (TWh) de energia solar por ano, o equivalente a cerca de 2% do consumo total de energia da Suíça.

Assim que o comboio deixar a estação, a empresa quer tornar-se transnacional - estendendo-se para a Alemanha, Áustria e Itália.

"Existem mais de um milhão de quilômetros de linhas ferroviárias no mundo", disse Danichert à SWI Swissinfo.

“Acreditamos que 50% das ferrovias do mundo poderiam ser equipadas com o nosso sistema.”

A empresa ainda tem muito a provar com o seu projeto piloto perto de Buttes, no entanto. A União Internacional das Ferrovias teme que os painéis possam sofrer microfissuras, aumentar o risco de incêndios em áreas verdes e até distrair os maquinistas com reflexos.

A Sun-Ways diz que os seus painéis são mais resistentes que os convencionais e podem ter um filtro anti-reflexo para evitar os olhos dos maquinistas.

Os sensores embutidos também garantem que funcionem corretamente, enquanto as escovas presas ao final dos trens podem remover a sujidade da superfície dos painéis.

Alguns apontaram que o gelo e a neve podem impedir que os painéis horizontais sejam úteis, mas a Sun-Ways também tem uma resposta para isso. Ela está a trabalhar num sistema para derreter a precipitação congelada. In “Euronews.green”






 

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