Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 18 de março de 2023

Cabo Verde - “Loy Jtd” de São Nicolau para a Europa

“Loy Jtd” é um artista cabo-verdiano, de São Nicolau, radicado na Suíça. “Não era para apaixonar” é o seu mais recente single, de uma carreira iniciada aos 16 anos através de “Todo Mundo Canta”. Como muitos artistas emigrados, sonha actuar nos grandes palcos de Cabo Verde

Nascido em São Tomé e Príncipe, mas assumindo-se como cabo-verdiano de São Nicolau, porque aí chegou com menos de dois anos de idade, José Herculano Conceição, “Loy Jtd”, de seu nome artístico, é um apaixonado pela morna, coladeira, zuck e funaná, mas também pela música romântica.

Estreou-se como artista aos 16 anos, altura em que começou a frequentar os palcos do Todo Mundo Canta, em São Nicolau.

Ainda jovem, viajou para Portugal onde aprendeu a tocar guitarra. Teve na mesma altura oportunidade de se integrar em grupos de cabo-verdianos na diáspora, como “Surpresa” e “Bela horizonte”.

Foi graças a essas experiências que, segundo conta nesta entrevista ao A NAÇÃO, acabou por evoluir enquanto artista, de forma muito positiva.

Primeiro álbum em 2013

Em 2013, Loy Jtd lançou seu primeiro álbum, “Dan bu love”, com 12 faixas. Naturalmente, por ser o primeiro, confessa, “foi um trabalho de muitos sacrifícios numa altura em que estava em fase de aprendizagem. Mas que me deixou muito orgulhoso, pois atingiu uma das minhas metas”.

“Dan bu love”, diz também, abriu-lhe as portas para novas oportunidades, com novos trabalhos e produtores de renome e artistas reconhecidos, entre eles, Jorge Neto, Mika Monteiro, Mito, Juka, Sheila Semedo, entre outros.

Em 2016, chega um novo trabalho, um CD-DVD, “Amor inseparável”, também com 12 faixas, só que um trabalho “mais completo” e que mostra um Loy Jtd mais maduro.

Ainda por cima, nessa altura, estava a ter a certeza de que afinal, não nasceu para futebol como julgava.

“Desde pequeno dizia que queria ser jogador de futebol. Cresci com esta ideia e ainda na juventude, quando cheguei a Portugal, em 1988, tentei jogar. Mas, depois vi que o meu ‘pontapé’ estava mais direcionado para a música do que para o futebol. Daí, passei a sonhar mais com a cultura e fui deixando o desporto”, lembra.

Regresso a São Tomé 

Em ascensão, “se descobrindo” na música, Loy Jtd vivenciou, em 2018, uma “experiência única e maravilhosa”, o regresso à sua terra natal, São Tomé, terra natal também de Jorge Neto, Camilo Domingos, entre outros filhos de cabo-verdianos nascidos nesse arquipélago do Equador, onde a nossa música é muito apreciada.

Actualmente, Loy Jtd avalia de forma positiva a sua carreira, apesar das dificuldades, acreditando que “cada pedra em um caminho” deve ser vista como uma oportunidade para “crescer e amadurecer”.

“Vivo na Suíça, um país que é bom para trabalhar e ganhar a vida, mas que, em termos de cultura e produção musical, é mais fraco, se comparado com Portugal, França e Holanda, por exemplo. Além disso, enfrentamos nos últimos tempos a pandemia da covid-19 que não perdoou ninguém, castigando muito os artistas por todo o mundo”.

Mesmo assim, ressalta, “avalio de forma positiva a minha carreira tendo em conta que tem aparecido convites para shows a nível da Europa”.

Sucessos e novos trabalhos a caminho

Quanto ao público, Loy Jtd diz ter uma boa aceitação, a cada oportunidade que lhe aparece para ampliar os seus horizontes e ser mais conhecido.

A prova disso é que o seu trabalho musical mais recente, o single “Não era para apaixonar”, lançado em Julho último, foi o seu maior sucesso.

“Foi uma música diferente que fez sucessos na Europa, respondendo às mudanças e exigências de hoje em dia. Como sabemos, o mercado nos cobra de forma diferente do que quando iniciei a minha carreira, aos 16 anos”, diz o nosso entrevistado.

“Por exemplo, hoje-em-dia o afrobeat está na moda e eu estou a preparar-me para lançar um novo trabalho nesse estilo. Além disso, estou a preparar videoclipes para lançar mais três ou quatro singles. Conto já com seis músicas gravadas e tenho em vista, um novo EP, ainda para este ano”, perspectiva o artista que recentemente esteve na sua ilha, São Nicolau, para shows de Natal e passagem de ano.

Um músico de referência

O maior sonho de Loy Jtd, segundo revelou, é ser um músico de referência, conquistando cada vez mais um maior número de fãs que possam encantar e alegrar com as suas produções, sobretudo no ritmo com que mais se identifica, zouk e kizomba.

Por outro lado, sonha em subir aos grandes palcos da música cabo-verdiana e chegar a grandes festivais e se apresentar como “cantor romântico” que merece ser ouvido.

Enquanto este dia não chega, Loy Jtd sabe que o melhor a fazer é trabalhar para lá chegar, com garra e determinação.  Pois, como gosta de dizer, “cada pedra em um caminho” deve ser vista como uma oportunidade para “crescer e amadurecer”.  E é o que tem procurado fazer. Romice Monteiro – Cabo Verde in “A Nação”


Sem comentários:

Enviar um comentário