Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 11 de março de 2023

Noruega – Vai ser inaugurado o túnel para bicicletas mais longo da Europa e visa reduzir o tráfego na cidade de Bergen


A cidade de Bergen, na Noruega, está a preparar-se para abrir o túnel de pedestres e bicicletas mais longo do mundo.

Em 15 de abril de 2023, o túnel de 2,9 km será aberto ao público com eventos de corrida e ciclismo. Demora cerca de 10 minutos para percorrer e 30 a 45 minutos para caminhar.

Conhecido como Fyllingsdalstunnelen, o túnel corta a montanha Løvstakken na cidade norueguesa do Sudoeste, ligando as áreas residenciais de Fyllingsdalen e Mindemyren. Os ciclistas podem continuar até ao centro de Bergen usando as rotas existentes.

Tanto o túnel Fyllingsdal quanto o restante da ciclovia para o centro da cidade de Bergen são financiados pelo Miljøløftet (Promessa Ambiental) do município, apoiado pelo estado.

O seu objetivo é tornar mais fácil para mais pessoas escolher andar de bicicleta e caminhar ao invés de dirigir. Isso não apenas ajudará a reduzir o tráfego na cidade, mas também ajudará a reduzir as emissões de aquecimento do planeta e a poluição prejudicial à saúde.

A distância total do percurso- de Fyllingsdalen a Festplassen no centro da cidade - é de 7,8 quilómetros, que leva cerca de 25 minutos de bicicleta. Atualmente, pedalar entre estas áreas leva cerca de 40 minutos.

O túnel será realmente o mais longo do mundo?

O túnel de ciclismo de Bergen foi apontado como o mais longo do mundo, mas vem com algumas ressalvas.

O Túnel Snoqualmie perto de Seattle, EUA, tem 3,6 km de extensão. No entanto, ocupa um túnel ferroviário abandonado, por isso não foi construído para esse fim.

O túnel de ciclismo Fyllingsdal é, portanto, o segundo mais longo do mundo em geral e o mais longo que foi construído para esse propósito.

Correndo paralelamente à nova linha de elétrico inaugurada em novembro, o túnel funciona como uma rota de fuga para os passageiros do elétrico.

"Basicamente, é um túnel de fuga para o transporte. Mas houve mentes sábias que disseram que também é possível pedalar por este túnel", explica o responsável do projeto Arild Tveit. "Criando aqui uma passarela, também é possível fazer exercícios... Então é a saúde pública em cada metro deste túnel."

Com o apoio de investimentos do governo, faixas exclusivas para pedestres e ciclistas - com 2,5 e 3,5 metros de largura, respectivamente - foram incluídas no seu projeto.

Qual o horário que o túnel Fyllingsdal estará aberto?

O túnel estará aberto diariamente das 5h30 às 23h30. Possui paragens para descanso bem iluminadas e câmaras de segurança por toda a parte. Telefones de emergência estão disponíveis a cada 250 metros.

A iluminação dinâmica colorida criará uma onda de luz quando um ciclista ou pedestre entrar no túnel em qualquer extremidade, alertando os ciclistas sobre o tráfego que se aproxima. Também está repleto de obras de arte e instalações para tornar a jornada mais interessante.

O túnel será mantido a uma temperatura constante de 7 graus Celsius, tornando-se uma rota de treino atraente para os corredores em dias mais frios.

A cerimónia de abertura em 15 de abril será marcada com uma corrida no túnel no sábado, seguida de um desfile de bicicletas no domingo. Angela Symons – Reino Unido in “Euronews.green”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário