Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 9 de março de 2023

Brasil - Projeto inspirado no Real Gabinete Português de Leitura será lançado em 2023

Antologia “A biblioteca das almas esquecidas” reunirá contos de 29 autores brasileiros


Reconhecida como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura será palco e protagonista de uma antologia que reunirá 29 autores nacionais. Mais do que ambientar contos no coração literário do Rio de Janeiro, na tradicional rua Luís de Camões, a obra “A biblioteca das almas esquecidas” chega para instigar o imaginário coletivo, segundo a organização, em uma celebração à cultura lusófona.

A antologia conecta uma pluralidade de estilos, vozes e ideias que alimentam a imaginação acerca do Real Gabinete, inclusive por meio de encontros fantasmagóricos. Quantos segredos se libertam das páginas dos livros e andam livremente pelos corredores da biblioteca depois que as visitas acabam e as luzes se apagam? As narrativas breves trazem enredos inspirados em obras, autores e, até mesmo, membros da equipe do local.

Conforme explica Mih Lestrange, organizadora do projeto, a proposta é surpreender o público. “A ideia de histórias envolvendo fantasmas de personagens de livros clássicos, ou mesmo de alguns autores, pode parecer bastante restrita, pois tanto o cenário quanto alguns personagens principais já estão pré-definidos. Ainda assim, é impressionante ver como os autores exploraram as brechas da proposta, criando histórias envolventes, assustadoras, reflexivas e inovadoras”.

Para a revisora de textos e leitora crítica, a autora carioca Raiany Távora, a experiência de escrever um conto sobre a biblioteca pública foi “maravilhosa”. “Sou do Rio e, durante a graduação, eu costumava ir ao Real Gabinete para estudar. O lugar possui uma aura mágica incrível e o meu principal desafio, ao criar o conto ‘Quando ninguém vê’, era passar essa sensação para o papel. Além de escrever sobre um casal de outras vidas, o amor pelos livros precisava ficar marcado em cada linha”.

O projeto

Segundo a organização, a realização de antologias é um posicionamento da editora para lançar no mercado autores que estão iniciando na carreira ou autores já experientes, dando apoio e incentivo à escrita.

“É uma alegria imensa ver a realização e satisfação dos nossos autores, é o sorriso que nos estimula a continuar! A campanha de arrecadação foi um sucesso e a previsão de entrega dos exemplares aos apoiadores é agosto de 2023”, reforça Janaina Storfe, diretora executiva da Cartola Editora.

O projeto ainda está com campanha de financiamento coletivo no Catarse. Interessados podem apoiar a obra até o dia 10 de março de 2023. As recompensas englobam desde versões do livro em e-book a impresso, além de marcadores de páginas personalizados e descontos na livraria da Cartola Editora. Mais informações pelo Instagram: @cartolaeditora. In “Mundo Lusíada” - Brasil



Sem comentários:

Enviar um comentário