Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 8 de março de 2023

França – Paris vai a referendo sobre sim ou não às trotinetes elétricas alugadas


No próximo dia 2 de abril, Paris vai decidir se as 15000 trotinetes elétricas de aluguer da capital se manterão.

A prefeitura convocou um referendo perguntando aos moradores: “Continuamos ou não continuamos com as trotinetes elétricas?”

Estas trotinetes de aluguer, que podem ser retiradas por meio de um aplicativo móvel e deixadas em qualquer lugar, tornaram-se um problema divisivo. Alguns moradores dizem que elas bloqueiam as calçadas, são perigosas para os pedestres e geralmente entopem as ruas.

Trotinetes elétricas são perigosas?

Somente em 2022, a polícia registou mais de 400 acidentes com dispositivos de mobilidade elétrica, onde 459 pessoas ficaram feridas.

Uma pesquisa no Reino Unido descobriu que os condutores de trotinetes elétricas eram mais propensos a sofrer ferimentos graves do que os ciclistas. O estudo da Queen Mary University of London e do St Mary's Hospital descobriu que os condutores eram menos propensos a usar capacete e mais propensos a ficarem embriagados.

Em Paris, houve até relatos de pessoas atirando as trotinetes no rio Sena quando terminaram com elas.

A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, disse que está inclinada para a proibição, mas deixará a população da cidade decidir por meio do voto.

Por que a votação causou polémica?

A Lime, empresa de aluguer de trotinetes elétricas, ofereceu viagens gratuitas de 10 minutos aos usuários que se registaram para votar no referendo. Paris é uma das cidades com maior utilização do serviço e os residentes da cidade têm até 2 de abril para se inscreverem no recenseamento eleitoral.


“Prove que você está registado para votar e ganhe uma viagem gratuita de 10 minutos, por nossa conta”, dizia o correio eletrónico para os clientes do Lime.

O vice-prefeito verde responsável pelos transportes e espaços públicos, David Belliard, disse no Twitter que propor “comprar eleitores francamente não é bonito”. Rosie Frost – Reino Unido in “Euronews.green”





 

Sem comentários:

Enviar um comentário