Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 27 de março de 2023

Macau – Universidade de Macau desenvolve robô macrófago para tratamento de pneumonia aguda

Uma equipa de investigação liderada por Wang Ruibing, professor associado do Instituto de Ciências Médicas Chinesas (ICMS) da Universidade de Macau (UM), desenvolveu uma plataforma celular motorizada de engenharia supramolecular como portadora de nanomedicina, baseada no tropismo inflamatório dos macrófagos e no catalisador geração de oxigénio como força propulsora. Quando carregado com curcumina anti-inflamatória, a plataforma mostrou “um bom efeito terapêutico contra a pneumonia aguda”, referiu a instituição de ensino superior em nota de imprensa.


A curcumina, como uma pequena molécula amplamente estudada isolada da erva medicinal chinesa açafrão, “mostrou bom potencial terapêutico no tratamento de muitas doenças inflamatórias”. No entanto, pode ainda ler-se, “a própria curcumina não tem como alvo os tecidos inflamatórios, ou seja, quando a curcumina é usada sozinha, não consegue acumular-se com precisão nos tecidos inflamatórios, portanto os resultados clínicos não têm sido satisfatórios”.

Os resultados da investigação, que foram publicados na revista académica Advanced Materials, revelam que, após o carregamento de moléculas de curcumina em nanopartículas de dióxido de manganês modificadas por moléculas hospedeiras e convidadas, respectivamente, subsequentemente e foram incubados macrófagos com essas nanopartículas sequencialmente para induzir a automontagem supramolecular intracelular, a fim de bloquear as nanopartículas transportadoras de drogas nos macrófagos para inibir o efluxo. “Devido ao seu tropismo inflamatório, os macrófagos carregados acumularam-se nos tecidos pulmonares inflamatórios. No microambiente altamente oxidativo no local da inflamação, as nanopartículas de dióxido de manganês catalisaram o peróxido de hidrogénio para gerar oxigénio, levando o robot macrófago a infiltrar-se rapidamente no tecido inflamatório. Enquanto isso, a curcumina foi libertada no tecido inflamatório, polarizando os macrófagos e regulando conjuntamente o microambiente inflamatório, para reverter a inflamação”, pode ler-se no estudo científico.

Esta tecnologia regula e trata eficazmente doenças inflamatórias com alta especificidade, e a equipa recebeu um segundo prémio na categoria de Prémio de Ciências Naturais nos Prémios de Ciência e Tecnologia de Macau de 2022. In “Ponto Final” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário