Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de março de 2023

Timor-Leste – Escola Ruy Cinatti é investimento relevante de Portugal


Díli – O Secretário de Estado de Educação de Portugal, António de Oliveira Leite, numa visita oficial à Escola Portuguesa Ruy Cinatti de Díli (EPD), deu posse à nova direção, presidida pelo professor Manuel Alexandre Marques.

Na ocasião, o governante declarou que a EPD é um dos maiores investimentos do Governo português em Timor-Leste. “A Escola Portuguesa em Timor-Leste é um dos investimentos, se não o maior, que Portugal podia fazer neste país. Não há investimento mais significativo do que aquele que se pode fazer pelos jovens, pelas crianças, pela educação e pelo desenvolvimento humano. É justamente pelo valor que atribuímos a este projeto de cooperação que estamos aqui presentes, afirmou em Balide, Díli.

Entre outros, esta aposta na EPD implica, na opinião de António Oliveira Leite, um corpo docente mais estável pelo que anunciou o vínculo dos professores contratados, à imagem de processo semelhante que ocorre em Portugal.

“Estou aqui para conhecer o local e o trabalho que a escola portuguesa faz para apoiar a comunidade educativa e melhorar, naquilo que for possível da parte de Portugal, no sentido de um apoio mais significativo para melhorar a educação e a aprendizagem da língua portuguesa” frisou o governante desejando que a EPD “se mantenha uma escola de referência, não apenas entre as escolas timorenses mas entre as escolas portuguesas”.

Manuela Bairos, Embaixadora de Portugal em Timor-Leste pronunciou-se a respeito dos projetos de cooperação lusos em Timor-Leste, especificou que a EPD é “uma escola de elite e de referência, com uma missão específica de procurar dar resposta a muitos encarregados de educação e alunos que procuram aquela escola, muito dos quais irão querer continuar os seus estudos em Portugal.

A visita de cinco dias do secretário de estado a Timor-Leste visa também visitar algumas escolas do Projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), projeto gerido conjuntamente por professores portugueses e timorenses, bem como na sequência, assinar o novo protocolo de cooperação daquele projeto. De acordo com a agenda, António Leite irá visitar as escolas CAFE de Aileu, Manatuto e Baucau.

O governante português vai reunir-se com o Presidente da República, José Ramos-Horta, o Primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, e o Presidente do Parlamento Nacional, Aniceto Guterres. Na sexta-feira de manhã, António Leite visitará o Arquivo e Museu da Resistência Timorense, antes de regressar a Portugal. Afonso do Rosário – Timor-Leste in “Tatoli”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário