Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 7 de março de 2023

China - José Drummond apresenta “In-Between” em Cantão


O artista, há diversos anos a residir na República Popular da China, entre Macau e Xangai, mas agora também a cumprir mais tempo em Portugal, revela trabalhos realizados numa variedade de suportes, incluindo pintura a óleo, fotografia e instalações. A exposição, com curadoria de Lijun Liu e Ryan Wang, apresenta oito séries de obras do português que mostram “a captura e a impermanência através do poder poético, mas também quebra os grilhões da actualidade”, revela a galeria ATTN, a organizadora da exposição, em nota de imprensa.

O artista José Drummond inaugurou, no passado dia 4 de Março, na galeria ATTN, na cidade de Cantão, na República Popular da China, a exposição “In-Between”. Trata-se de um trabalho que apresenta oito séries de obras do português, com curadoria de Lijun Liu e Ryan Wang, que revela trabalhos realizados numa variedade de suportes, incluindo pintura a óleo, fotografia e instalações. Os trabalhos podem ser visualizados pelo público até 4 de Junho.

Nas oito séries, Drummond utiliza “de forma livre e variada” técnicas como o florescer, infiltração, gotejamento, manchas, deformação, entre muitas outras, bem como o vacilante em Código Morse, ressonância Schumann. “Mistérios impermanentes e indescritíveis da vida no espaço, que moldam a sua imaginação poética da relação entre cultura e média. Drummond não apenas captura a impermanência através do poder poético, mas também quebra os grilhões da actualidade”, refere a galeria em nota de imprensa.

Ao mesmo tempo, considera a galeria ATTN na sinopse da exposição, “as suas obras accionam a experiência sensorial do espectador”. “Fazem o visitante da exposição entrar num espaço poético não linear no tempo, numa mistura entre o nosso próprio lugar espiritual e os sentimentos, bem como o espírito sobre-humano defendido na teoria da reencarnação eterna de Nietzsche, através da auto-recuperação da vitalidade da alma, ao livrar-se da realidade do desapego e ao catalisar um novo significado aberto”, lê-se ainda.

José Drummond, nascido em 1965, é um artista português actualmente radicado em Xangai, a maior e mais populosa cidade da República Popular da China, mas também em Lisboa, capital de Portugal. A sua prática é orientada para uma investigação enigmática, elíptica e poética do espaço entre as culturas e entre os média. O português compreende o ateliê como um laboratório experimental e um sítio arqueológico, onde surgem questões sobre deslocamento, transitoriedade e identidades fragmentadas. Drummond combina e reorganiza referências visuais e textuais de um amplo cânone pessoal, criando memorabilia especulativa numa variedade de materiais, para catalisar uma multiplicidade de novos significados abertos que desafiam e perturbam a experiência do espectador com as obras.

O português tem um Mestrado em Belas Artes pela Universidade de Plymouth (Reino Unido) e pelo Instituto Transart em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), tirado em 2015. Entre as diversas conquistas, Drummond foi finalista do Prémio Soberano de Arte Asiática em 2016 e Finalista do Asia Pacific Photography Prize em 2011. Obteve, ao longo da sua carreira, bolsas artísticas e residências da Fundação Oriente (Portugal), do Centro Nacional de Cultura (Portugal) e do Instituto Cultural de Macau (Macau). Participou na Transart Triennale (Berlim), em 2016, e na Bienal de Jovens Artistas da Europa e do Mediterrâneo (Valência) em 1992. É director da ZÌZHÌ – plataforma multidisciplinar de pesquisa em arte contemporânea, director do VAFA — Festival Internacional de Videoarte de Macau, diretor da XA – Xiang Art — plataforma de curadoria multidisciplinar. Expôs por diversas vezes os seus trabalhos na China continental, Taiwan, Hong Kong e Macau, bem como no exterior onde se destacam as presenças na Coreia do Sul, Tailândia, Portugal, França, Espanha, Alemanha, Hungria e EUA. Gonçalo Pinheiro – Macau in “Ponto Final”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário