Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Guiné-Bissau - Diretor executivo da Parceria Regional para Conservação da Zona Costeira e Marinha da África Ocidental alerta que alterações climáticas podem afetar grande parte do país

Bissau – O Diretor executivo da Parceria Regional para Conservação da Zona Costeira e Marinha da África Ocidental (PRCM), Ahmed Senhoury disse que as alterações climáticas podem vir a afetar grande parte do território da Guiné-Bissau.

Em conferência de imprensa realizada quarta-feira para anunciar o acordo de construção da sede da PRCM no país, Ahmed Senhoury disse que, a Guiné-Bissau precisa de apoios para poder resolver os problemas que possam vir a ser causados pelos efeitos das alterações climáticas.

Aquele responsável adiantou que outro desafio importante está ligado à exploração de gás e petróleo, que ainda não está a ser feita na Guiné-Bissau, mas que já deve estar a ocorrer nos países vizinhos.

Alertou que, se houver qualquer desastre em termos de derrame através de navios que passam próximo da costa da Guiné-Bissau pode acontecer situações em que o país vai precisar de apoios de outros países para resolver esse problema.

Ahmed Senhoury acrescenta que outro desafio tem a ver com a pesca ilegal, não controlada que acontece ao nível dos países da sub-região inclusive na Guiné-Bissau.

“Essas práticas originam perdas de recursos financeiros, mas também a degradação dos recursos haliêuticos em geral e da biodiversidade marinha”, salientou.

Disse que em relação a essa situação há necessidade de uma cooperação ao nível da sub-região, por serem  recursos partilhados como outras espécies que emigram  de uma outra zona para a Guiné-Bissau e vice-versa.

Senhoury anunciou que em Fevereiro do próximo ano, será realizado um Fórum do PRCM na Guiné-Bissau que deverá contar com cerca de 400 participantes.

Em relação à construção da sede do PRCM, informou que a organização vai alugar um edifício para a instalação da sua equipa no país. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau


Sem comentários:

Enviar um comentário