Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Timor-Leste – Ministério da Educação, Juventude e Desporto e Instituto Camões entendem-se na expansão do Projeto PRO-Português

Díli - Negociações levadas a cabo entre o Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal, conduziram a uma ampliação do Projeto PRO-Português, até agora um projeto de formação de língua portuguesa a professores timorenses.

Uma comitiva do MEJD, liderada pelo Ministro Armindo Maia, viajou recentemente para encetar conversações com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Daquelas conversações resultou a vontade mútua de expandir o Projeto PRO-Português não só no tempo, mais cinco anos, como também abarcar novas áreas de formação, especificamente nalgumas disciplinas do ensino secundário que, no entender do ministro, oferecem mais dificuldades de compreensão aos alunos e ensino pelos professores.

O Ministro da Educação, Juventude e Desporto, Armindo Maia, especificou que o acordo resultou na introdução de formação em novas áreas disciplinares, nomeadamente no ensino de Matemática, da Física e da Biologia, não estando fechada a possibilidade de outras áreas serem contempladas.

“Nesta nova etapa da cooperação o projeto não vai apenas disponibilizar o ensino do português, mas também de outras disciplinas que julgamos importantes”, informou Armindo Maia, num comunicado que a Tatoli teve acesso.

O MEJD tinha anunciado que iria intensificar, com Portugal, a cooperação relativamente a dois projetos na área da educação e formação. No primeiro, O Projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (PCAFE), vão-se construir escolas nos postos administrativos de Díli, Baucau e Bobonaro. No caso do segundo, o Projeto PRO-Português, vai haver lugar a uma extensão no tempo. Afonso do Rosário – Timor-Leste in “Tatoli”   

 

Sem comentários:

Enviar um comentário