Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 31 de dezembro de 2022

Cabo Verde - Cremilda Medina divulga novo single “Serenata” e anuncia novo álbum para 2023

Lisboa – A artista cabo-verdiana residente em Portugal Cremilda Medina termina o ano de 2022 com a divulgação do novo single denominado “Serenata”, e anuncia a edição do seu segundo álbum para o primeiro trimestre de 2023.


Depois de “Nôs Morna” e “Amá Sem Mêde”, “Serenata”, uma composição de Kaká Barbosa, é o terceiro single do seu próximo trabalho discográfico cuja produção está a cargo do pianista e produtor musical Fernando Andrade.

À Inforpress, Cremilda Medida disse que “Serenata” tem um significado “muito especial” na medida em que ela é uma composição de amor, uma “Serenata” cabo-verdiana à moda antiga, composta por uma pessoa “muito especial” na sua caminhada musical desde há muito tempo.

Cremilda Medina lembrou que antes do desaparecimento físico de Kaká Barbosa, no mês de Maio de 2020, esteve em sua casa na Cidade da Praia onde ele mostrou-lhe as suas composições e partilhou com ela a letra de “Serenata”.

“Serenata é o anúncio do meu próximo disco que será editado no primeiro trimestre do próximo ano, disco esse que já vem sendo preparado há algum tempo. Este novo álbum vai seguir a linha de “Folclore”. Quando começamos esta caminhada, estipulamos uma linha, um objectivo e este novo disco não foge do que foi idealizado, será um álbum de mornas e coladeiras”, explicou.

De acordo com a artista, o próximo álbum terá como convidado especial Tito Paris, no tema “Nôs Morna”, single que já foi editado há algum tempo, mas que desde sempre fez parte deste disco, indicando que o disco terá 13 temas.

Os temas são entre mornas e coladeiras, entre originais e regravações, entre “compositores do antigamente e compositores do agora”, como forma de preservar as memórias, e composições de agora, com novas linhas, com novos desafios.

“Eu costumo sempre dizer que cada cabo-verdiano é um embaixador da nossa cultura, e eu sou mais uma nesta senda de levar a música, principalmente a nossa morna e coladeira, além-fronteiras. Julgo que cada um de nós carrega consigo a cultura de Cabo Verde, e com isso vamos divulgando a nossa música ao mundo, outros já o fizeram no passado, e cabe a nós, os da nova geração, continuarmos a levar a nossa cultura para fora de Cabo Verde”, frisou.

Para Cremilda Medina, por vezes é “muito difícil”, principalmente quando se trabalha de forma independente, mas defendeu que não se pode “perder o foco” e o objectivo, que é continuar a levar o nome de Cabo Verde aos palcos de todo o mundo.

Cremilda Medina, natural da ilha de São Vicente, lançou o seu primeiro álbum “Folclore” em 2017, também com 13 temas. In “Inforpress” – Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário