Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Portugal – Instituto Português do Mar e da Atmosfera liberta sargos no Algarve

A 10 de Novembro um grupo de investigadores da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) do IPMA libertaram milhares de exemplares de sargos, produzidos em aquacultura, com o objetivo de repovoar e aumentar os stocks existentes na Ria Formosa.

A iniciativa foi agendada para um período que antecede o arrefecimento das águas da nossa costa, caraterístico do período de Inverno que se aproxima. Mais uma vez, à semelhança de outras ações anteriormente realizadas, a libertação contou com a estreita colaboração da empresa Tunipex, que providenciou o apoio logístico, de transporte terrestre e marítimo dos peixes.

 


Os investigadores explicaram que nesta ação foram libertados "600 sargo-legitimo (Diplodus sargus ) e 1800 sargo-veado (Diplodus cervinus) de aproximadamente 50g,  junto aos sistemas de recifes artificiais da zona da APPA da Armona (Área Piloto de Produção Aquícola), zona com restrições à navegação, pelo que apresenta condições perfeitas para a adaptação dos indivíduos e a sua integração no recrutamento natural das espécies. Em paralelo, foram ainda libertados mais 1300 indivíduos (1000 sargo-legítimo; 300 sargo veado) no interior da Ria Formosa”. In “Instituto Português do Mar e da Atmosfera” - Portugal 



Sem comentários:

Enviar um comentário