Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Timor-Leste – Linguística, media e literatura timorenses na base de livros lançados pelo CECA


Díli – O Centro de Estudos de Cultura e Arte (CECA) da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) lançou três livros com temas na área das ciências sociais e humanas, concretamente sobre os media, linguística, literatura tradicional e educação.

As obras, resultantes da compilação de vários artigos de ex-estudantes da UNTL, estão disponíveis em tétum e em português.

Marcelino Ximenes Magno, autor do livro Media na Sociedade em Timor-Leste, revelou que, baseando-se na educação para os media do Ministério da Educação, Juventude e Desporto, escreveu o artigo usando textos de jornalismo impresso, televisivo e radiofónico difundidos durante a crise sanitária provocada pela covid-19.

“A transmissão de informação muda a mentalidade da população como, por exemplo, as representações sobre a violência doméstica”, declarou o investigador à Tatoli.

Adérito Correia, autor do Maklokek ba Sociolinguística, afirmou que, baseando-se em investigação científica prévia, apresentou uma ideia que aprofunda estudos linguísticos, sobretudo no que toca á reciprocidade entre a língua e o povo, a classificação e distribuição de elementos linguísticos e até da possibilidade de extinção da língua.

“A língua é uma realidade geográfica, mas também regionalmente localizada. A língua contribui para um enriquecimento dos currículos de ensino. O livro apresenta não só o contexto e a forma, mas também o seu uso”, afirmou o autor.

O autor referiu que os capítulos do seu livro explicam como se operam os contatos [com outras línguas] e as mudanças linguísticas, as atitudes linguísticas, o domínio de uma língua, entre outros, e funda-se nas disciplinas de sociolinguística educacional, de ecologia linguística, entre outros.

Já Maria Cunha, autora do livro Timor-Leste Literatura Tradicional e de Ensino aborda vários assuntos associados com a literatura em contexto pedagógico, com a literatura brasileira na formação de estudantes e com a literatura popular da tradição oral, desde as lendas até aos motivos dominantes no romance.

Maria Cunha considerou que a literatura de expressão oral faz parte do património imaterial de um povo e de uma nação e, por isso, tem um valor cultural intrínseco e socialmente relevante.

“Compilei pesquisas de estudantes sobre aspetos linguísticos e lendas de todos os municípios. Escolhi os mais interessantes”, relatou a docente.

A autora explicou que as lendas timorenses são dotadas de um interesse histórico e etnográfico. Deu, como exemplo, a lenda da fonte de água descoberta por um cão. “o dono do cão seguiu o percurso inverso do cão por ver o animal chegar a casa molhado”, concluiu. Jesuína Xavier – Timor-Leste in “Tatoli”


 

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