Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Casamansa – Contribuição: Orgulho de ser rebelde

As nossas observações pretendem ser uma adenda às inúmeras publicações na imprensa e nas redes sociais, sobre os ataques a que os Casamanseses e a Casamansa têm sido alvo, nas últimas semanas e anos, provenientes, inicialmente, de membros de vários governos senegaleses e, depois, um esquadrão de parlamentares, juízes e jornalistas em busca de notoriedade e uma milícia operando no coração do exército pelo poder de um homem, Macky Sall.

A tocha da política mesquinha ainda tem um futuro brilhante, podemos acreditar. E isto numa altura em que a canoa do Senegal arde, enquanto os olhos de todos se fixam no longínquo algures: Casamansa, para localizar as razões da implacabilidade que recai sobre os seus bravos e brilhantes filhos que servem um Senegal, contudo colono e colonialista.

Baseados em informações falsas, esses ataques são orquestrados, como todos sabem, por lobbies bem pagos, a serviço de profissionais identificados. Aqueles que dominam a arte da propaganda anti-Casamansa, que têm um ódio feroz pela Casamansa, seu povo e suas ricas culturas.

É necessário lembrar ao Sr. Macky Sall e seus acólitos que os assassinatos de Mariama Sagna, Abdoulaye Alexis Diatta, Idrissa Goudiaby, François Mankabou, Didier Badji e Fulbert Sambou, para citar alguns, serão vingados por toda a Casamansa. A dívida de sangue é muito alta para que a confiança seja estabelecida entre as nossas diferentes populações.

O Senegal está em estado de total desilusão na fase avançada e procura uma brecha para camuflar as suas fragilidades e incompetência a todos os níveis com a baixa moralidade e trazer à tona o desprezo que se esconde lá no fundo.

A Casamansa tomou nota. Filhos de Casamansa! Os nossos Deuses nos deram meios e ferramentas para combater esse tipo de situação. Sim, orgulho de ser rebeldes. Antoine Bampoky – Casamansa in “Journal du Pays”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário