Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 17 de dezembro de 2022

Portugal - Livro “As ilhas da música do meio do mundo – literatura e música de Cabo Verde” apresentado em Lisboa


Lisboa – O livro “As ilhas da música do meio do mundo – literatura e música de Cabo Verde” de Barbara Mesquita foi apresentado no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, pela professora Inocência Mata.

Sob a chancela da editora Arachne Verlag Bonn, o convite é da autora, da Embaixada de Cabo Verde e da Alemanha em Portugal, que explicam que o é uma antologia bilingue, em português e em alemão, sobre a literatura e a música cabo-verdianas, organizada e traduzida do português e do crioulo de Cabo Verde para o alemão por Barbara Mesquita.

“As ilhas da música do meio do mundo – literatura e música de Cabo Verde” contém textos em poesia e prosa de Germano Almeida, Jorge Barbosa, Amílcar Cabral, Pedro Duarte, Vera Duarte, João Furtado, Baltasar Lopes, Leão Lopes, Gabriel Mariano, Ovídio Martins, Jorge Monteiro (Jotamont), Dina Salústio, Eugénio Tavares, José Luiz Tavares e Arménio Vieira.

O prefácio da autora com um pequeno resumo da história de Cabo Verde e da sua literatura e música, com especial destaque para o facto da sociedade cabo-verdiana se caracterizar pela mistura de diferentes culturas e pela sua insularidade, e ter uma grande diáspora como resultado da pobreza de recursos naturais e da seca.

De acordo com a mesma fonte, dessas características, desenvolveu-se uma “identidade cultural forte e independente”, que se exprime na língua, na literatura e na música e uma sociedade inclusiva que pode servir de exemplo para o mundo nos tempos que correm.

Barbara Mesquita nasceu em Bremen em 1959, é licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Hamburgo, tradutora e intérprete ajuramentada de português, espanhol e alemão, e organizadora e tradutora da antologia Angola entdecken (Descobrir Angola).

É tradutora literária de português e espanhol para o alemão de prosa (Djaimilia Pereira de Almeida, Pepetela, João Tordo, Ricardo Adolfo, Pedro Rosa Mendes, Patrícia Melo, Itamar Vieira Júnior, Luís Fernando Veríssimo, Paulo Lins, Juan Manuel de Prada, Martín Solares e outros) e de poesia (Arménio Vieira, Agostinho Neto, Zetho Cunha Gonçalves, Arnaldo Santos, Jorge de Sena, Mário Dionísio e outros).

A apresentação do livro “As ilhas da música do meio do mundo – literatura e música de Cabo Verde” teve o acompanhamento musical a cargo de Stephan Almeida e o seu grupo Nos Raiz. In “Inforpress” – Cabo Verde


 

Sem comentários:

Enviar um comentário