Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 24 de dezembro de 2022

Cabo Verde - Abraão Vicente lança conto infantil “Xavier e Goya: A dança dos Pássaros das Ilhas”


Cidade da Praia - O ministro da Cultura, Abraão Vicente, lançou mais um livro infantil intitulado “Xavier e Goya: A dança dos Pássaros das Ilhas”, para mostrar a importância de as crianças cabo-verdianas terem referências nos livros próprias de Cabo Verde.

À Imprensa, o titular da pasta da Cultura e das Indústrias Criativas revelou que o livro de contos que já vai na sua segunda edição, tendo sido publicado primeiramente numa coletânea de contos infantis de Cabo Verde.

Segundo o também ministro do Mar, a obra aborda sobretudo duas questões: a importância dos animais no ecossistema, bem como a de as crianças cabo-verdianas terem modelos próprios ilhéus nos livros.

“O principal motivo que me leva a escrever conto é não só porque comecei o trabalho de ser pai, mas porque vejo a importância de as crianças cabo-verdianas terem referências nos livros de conto infantil, terem personagens que são negras, mulatas, crioulas que se parecem com elas”, sublinhou.

“Ter nomes de localidades e de personalidades que se parecem com as nossas gentes e é isso que me levou a desenvolver um conjunto de contos no sentido de dar às crianças cabo-verdianas essa oportunidade”, acrescentou.

Todavia, Abraão Vicente concretizou que neste conto vai se encontrar, basicamente, o regresso ou o início da construção de duas personagens que estarão numa coleção “mais completa de mais de 20 contos” em que Xavier e Goya, duas personagens cabo-verdianas terão muitas aventuras pelas ilhas de Cabo Verde.

“Neste livro Xavier e Goya estão em Boa Entrada e a aventura deste livro basicamente é salvar o Boi e Goia de ir ao matadouro que é um conto um pouco vegano no sentido de mostrar que quando os animais se unem podem conseguir e consciencializar os humanos sobre a sua importância no seu ecossistema”, disse.

Um lançamento para crianças, com 1000 exemplares, sendo que, conforme precisou o ministro que se tem dedicado à literatura educativa infantil, o intuito é que 500 sejam distribuídos gratuitamente aos alunos de várias comunidades.

Ele que também é o autor de “A Feiticeira de Fonte Lima” destacou a necessidade de os autores cabo-verdianos apostarem mais nos contos, mas também em boas ilustrações.

“O meu primeiro livro de conto infantil ´A feiticeira de Fonte Lima` esgotou praticamente em três meses, há poucas edições no mercado exactamente porque demonstra essa necessidade de autores cabo-verdianos não só apostarem nos contos, mas em boas ilustrações”, salientou.

No próximo ano o governante perpectiva lançar mais três contos, mormente, o ́Xavier e Goya Raiz di Polon` e ́Mistério das Chuvas`. In “Inforpress” – Cabo Verde


 

Sem comentários:

Enviar um comentário