Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Projeto Diálogos União Europeia-Brasil seleciona cinco cidades e estuda sistemas alimentares

Compartilhar experiências, trocar informações e estar em contato com diversas realidades é fundamental para fortalecer a agenda de políticas públicas municipais, e engajar cidades na implementação de sistemas alimentares circulares que abordam a mitigação do desperdício de alimentos para alcançar benefícios ambientais e econômicos.

Esse é o objetivo do Projeto Diálogos União Europeia – Brasil: “Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares”, uma iniciativa desenvolvida pela Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, e com apoio do Instituto Comida do Amanhã, do ICLEI América do Sul e do WWF-Brasil.

Neste dia 19, a iniciativa anunciou as 5 cidades LUPPA selecionadas para participar deste projeto. São elas: Curitiba, Maricá, Recife, Rio Branco, Santarém.

A seleção foi realizada levando em consideração a maior diversidade territorial possível.​

Todas essas cidades serão objeto do estudo de caso sobre sistemas alimentares urbanos sustentáveis que será realizado no âmbito do projeto, elas também vão participar de atividades de intercâmbio com cidades europeias.

Uma análise da composição gravimétrica de resíduos​​ em feiras livres de três cidades, dentre as cinco selecionadas, complementará a geração de dados para apoiar as políticas alimentares.

De acordo com organização, avançar na temática de sistemas alimentares circulares, nas cidades brasileiras, é uma alternativa para ampliar a oferta de alimentos saudáveis aos cidadãos, gerando impactos positivos para a segurança alimentar e nutricional, e reduzindo os impactos ambientais dos processos de produção e consumo de alimentos.

As cidades selecionadas após participar do projeto poderão avaliar o cumprimento de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 12.3) e ser parte de um projeto internacional para transformar sistemas alimentares urbanos circulares.

Os municípios precisam ter no mínimo 150 mil habitantes, para fazer parte do Projeto Diálogos União Europeia – Brasil. In “Mundo Lusíada” - Brasil

 

Sem comentários:

Enviar um comentário