Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Macau - Fim das quarentenas obrigatórias em hotel para quem chega

Terminou no sábado a obrigatoriedade de quarentena em hotel para quem chega a Macau vindo do exterior. Três anos depois, quem chega a Macau vindo do estrangeiro, de Hong Kong e de Taiwan pode ir directamente para casa depois de entrar no território

Três anos depois do início da sua implementação, chega ao fim a medida de obrigatoriedade de observação médica centralizada em hotéis para quem chega a Macau vindo do estrangeiro, de Hong Kong e de Taiwan. A medida entrou em vigor no sábado. A partir de agora, quem chega tem de ficar cinco dias em isolamento domiciliário mais três sujeito a interdição de saída de Macau.

Num comunicado divulgado na tarde de sexta-feira, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus justifica a medida com as alterações na política de zero casos por parte do Governo Central.

Assim, as exigências das autoridades ao chegar a Macau passam agora a ser as seguintes: Ao embarcar no avião, barco ou veículo para Macau, os indivíduos devem possuir o relatório de teste de ácido nucleico com resultado negativo no prazo de 48 horas após a amostragem, bem como preparar kits de teste rápido de antigénio suficientes. Não há necessidade de marcar hotel para observação médica nem de fazer o pagamento antecipado das despesas de testes de ácido nucleico. Após a entrada em Macau, os indivíduos não podem deslocar-se ao interior da China via Macau até às 00h00 do 9.º dia, contando a partir do dia seguinte à entrada em Macau.

Por outro lado, após a entrada em Macau, o Código de Saúde será convertido na cor vermelha. Após terem sidos submetidos a teste de ácido nucleico (NAT) no posto fronteiriço, podem sair e ir para casa ou para um hotel.

À chegada, se o resultado do NAT for negativo: Durante três dias consecutivos, contando a partir do dia seguinte à entrada, devem fazer, diariamente, teste rápido de antígeno e carregar o resultado na plataforma para o efeito; No terceiro dia, contando a partir do dia seguinte à entrada, após o carregamento de resultado negativo de TRAg, o Código de Saúde de Macau será convertido na cor amarela, e neste mesmo dia, os indivíduos devem agendar e submeter-se a um NAT de amostra individual num posto comunitário. No quarto e quinto dias, a contar a partir do dia seguinte à entrada, devem continuar a fazer, diariamente, um TRAg. Se os resultados destes testes derem negativo por dois dias consecutivos, o Código de Saúde será convertido na cor verde.

Caso o resultado no TRAg ou no NAT seja positivo durante os cinco dias, o Código de Saúde será convertido na cor vermelha, devendo ser submetido às medidas de isolamento domiciliário, continuando a seguir as normas estabelecidas para quem está infectado. André Vinagre – Macau in “Ponto Final”


Sem comentários:

Enviar um comentário