Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 10 de dezembro de 2022

Cabo Verde - Plácido Vaz lança álbum de estreia que fala da emigração e da saudade

Intitulado “Caminho Lonji”, álbum é composto por 11 faixas inéditas


O cantor e compositor cabo-verdiano residente no Luxemburgo lançou ontem, dia 9, nas plataformas online o seu álbum de estreia que se intitula “Caminho Lonji”.

Segundo comunicado, o trabalho é composto por 11 temas inéditos e aposta nos géneros musicais tradicionais de Cabo Verde, como funaná, morna e coladeira, mas traz também um pouco do semba angolano e ritmos mais modernos.

“A inspiração para este projeto surgiu através da música “Caminho Lonji”, daí que grande parte do álbum aborda temas como Emigração, saudade, lembranças e vivências do cabo-verdiano dentro e fora do país”, avança a nota de imprensa.

No álbum, no qual 8 composições são da autoria do cantor, contou com a produção do pianista cabo-verdiano Edson Sanches, residente em Portugal, mas também a colaboração dos amigos João (Jota) Cardoso, do músico/produtor português Bruno Carreira, e do guitarrista e produtor brasileiro Nino Costa na produção da música “Caminho Lonji”.



Natural de Achada Bolanha, Calheta São Miguel, interior de Santiago, Plácido Vaz estudou e viveu na cidade do Porto, Portugal, de 2006 até agosto de 2021.

Foi nesta cidade do norte de Portugal que onde “as tocatinas no final de semana ou ao final de um dia de aulas eram uma constante”, que Plácido “começou a aprender os primeiros acordes na viola e a paixão pela música, principalmente tradicional, foi crescendo, juntamente com a saudade de casa”, surgindo assim as primeiras composições, entre elas “Caminho Lonji”, que dá título ao álbum de estreia.

Chegou a formar uma banda, ao lado do amigo Arytson Cruz, que ao longo dos anos fez vários concertos em várias cidades de Portugal, Porto, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Bragança, Braga, Vila Real, etc., tendo atuado em festivais, eventos, bares, restaurantes, associações, entre outras atividades culturais sobretudo em Portugal.

Atualmente reside em Luxemburgo. In “Balai Cabo Verde” – Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário