Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Portugal - Fotojornalistas portugueses unem-se para promover documentalismo em exposição

A Galeria Santa Maria Maior, em Lisboa, juntou-se à Associação CC11 e ao projecto Narrativa para tentar “afirmar a fotografia documental e o fotojornalismo português nas galerias e nas colecções de arte”. Um total de 66 fotojornalistas e fotógrafos documentais portugueses uniram-se na proposta “Edição Limitada”, uma exposição onde Gonçalo Lobo Pinheiro, fotojornalista do Ponto Final, é um dos convidados com uma fotografia das Ruínas de São Paulo


Um total de 66 fotojornalistas e fotógrafos documentais portugueses juntaram-se para, no próximo sábado, dia 17 de Dezembro, pelas 15h30, “afirmar a fotografia documental e o fotojornalismo português nas galerias e nas colecções de arte” em exposição na Galeria Santa Maria Maior intitulada “Edição Limitada”, anunciou a organização em comunicado de imprensa, revelando ainda que a mostra ficará patente até 21 de Janeiro do próximo ano.

A galeria, gerida pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, e a Associação CC11 juntaram-se para apresentar anualmente uma exposição colectiva com o intuito de criar um ambiente favorável para que a fotografia jornalística e documental portuguesa, também seja vista como um objecto adquirível e coleccionável, por particulares e instituições. “Ao contrário de outros países, nunca se conseguiu afirmar e ganhar uma posição de relevo nas galerias e nas coleções de arte”, pode ler-se no mesmo comunicado.

O fotojornalista do Expresso Tiago Miranda, coordenador deste projecto, reflecte um pouco sobre o projecto que uniu, quiçá, os principais nomes do fotojornalismo e da fotografia documental portuguesa da actualidade. “Apesar do mercado da arte viver da transacção de objectos que nos são emocionalmente próximos, originais, únicos e com potencial histórico. Apesar de uma imagem fotojornalística nos ser por definição emocionalmente próxima, única, original e histórica, o circuito das galerias de arte e das colecções públicas e privadas, há muito tempo que em Portugal coexistem de costas voltadas para com o fotojornalismo. Esta exposição colectiva de 66 fotojornalistas portugueses, pretende ser uma nova proposta de entendimento sobre esse espaço comum e reclamar um direito tão antigo quanto a própria invenção da fotografia.”

A CC11, juntamente com a Narrativa, instituições que têm como finalidade a promoção e divulgação do fotojornalismo e da fotografia documental em Portugal, lançaram o repto à Galeria Santa Maria Maior, que tem apresentado nos últimos anos inúmeras exposições de reputados fotógrafos, nacionais e internacionais. “Repto aceite, vamos agora em conjunto trilhar esse rumo, apresentando 66 obras de outros tantos autores, que representam diversas gerações e estilos”, referiu a organização.

Como constata Emília Ferreira, directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, no texto de apresentação da exposição, “muitos dos representados nesta exposição veem há muito as suas imagens expostas e estudadas em espaços institucionais”, interrogando-se depois “porque resistiremos a considerar arte esta disciplina da fotografia”. A responsável admite que não tem resposta para o sucedido.

A exposição “Edição Limitada” tem o apoio da Fineprint e mostrará trabalhos de Adriano Miranda, Alexandre Almeida, Alfredo Cunha, Ana Baião, Ana Brígida, André Dias Nobre, António Pedro Ferreira, Arlindo Camacho, Bruno Portela, Carlos A. Costa, Céu Guarda, Clara Azevedo, Daniel Rocha, Daniel Rodrigues, Diana Quintela, Diana Tinoco, Enric Vives-Rubio, Fernando Ricardo, Fernando Veludo, Filipe Amorim, Francisco Romão Pereira, Gonçalo Delgado, Gonçalo Lobo Pinheiro, Horácio Villalobos, Hugo David, Hugo Delgado, Igor Martins, João Porfírio, José Carlos Carvalho, José Fernandes, José Pedro Santa-Bárbara, José Sarmento Matos, Leonel de Castro, Luís Filipe Catarino, Luísa Ferreira, Manuel Almeida, Manuel Moura, Manuel Portugal, Mariline Alves, Marisa Cardoso, Marisol González, Matilde Fieschi, Miguel Madeira, Miguel Manso, Miguel Riopa, Natacha Cardoso, Nuno André Ferreira, Nuno de Santos Loureiro, Nuno Fernandes, Paulo Alegria, Paulo Alexandrino, Paulo Nunes dos Santos, Paulo Petronilho, Paulo Pimenta, Paulo Vaz Henriques, Ricardo Lopes, Rodrigo Cabrita, Rui Caria, Rui Duarte Silva, Rui Gaudêncio, Rui Oliveira, Rui Soares, Sara Matos, Tiago Miranda, Tomás Silva e Vitor Mota. In “Ponto Final” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário