Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Portugal - “Macau em Lisboa” celebra patuá

A sede do Centro Científico e Cultural de Macau irá realizar, no domingo, o evento “Macau em Lisboa”, prometendo uma tarde animada com o “chiste próprio do patuá”. Músicas, documentários e récitas fazem parte do programa que pretende “dar a conhecer aspectos específicos da cultura macaense”


O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) irá realizar, na sua sede em Lisboa, o evento intitulado “Macau em Lisboa”, no domingo, entre as 14h30 e as 19h00 (hora portuguesa). Esta iniciativa “pretende dar a conhecer aspectos específicos da cultura macaense”, além de “reunir as pessoas ligadas a Macau nesta época festiva”, referiu o organismo.

Será uma “tarde macaense, onde a graça, o chiste próprio do patuá, bem-humorado e satírico, a música e a declamação poética marcarão presença em lugar de destaque, despertando em todos o espírito característico desta quadra do ano”, sublinhou.

O arranque está marcado para as 14h40, com a apresentação do vídeo intitulado “Natal e Ano Novo”, realizado pela Casa de Portugal. Posteriormente, às 15h10, haverá uma sessão de Músicas de Natal, protagonizada pela dupla formada por Carlos Piteira e Jaime Mota.

Pelas 15h30, será apresentada a peça de teatro “Lorcha di Amor”, de Miguel Senna Fernandes, presidente da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses e encenador dos Dóci Papiaçám di Macau. E logo depois, às 15h40, será apresentado um vídeo da “Lorcha di Amor” (“Cruzeiro do Amor”), peça apresentada pelos Dóci Papiaçám di Macau na edição deste ano do Festival de Artes de Macau.

Duas horas depois, haverá uma sessão de declamação de poemas de Macau em patuá, seguindo-se a exibição de mais duas curtas-metragens dos “Dóci Papiaçám di Macau”. Os projectos têm como títulos “Macau Sã Assi” e “Macau Champurado”, passando, respectivamente, às 18h10 e às 18h20.

Por fim, haverá uma sessão de conversa com Maria Antónia Espadinha, anterior vice-reitora da Universidade de São José, e Ana Cristina Alves, especialista em Filosofia chinesa e responsável pela área educativa do CCCM.

A entrada para o evento é gratuita.

Biblioteca do CCCM com novas instalações

O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), instituição com sede em Lisboa, vai inaugurar as novas instalações da sua biblioteca, designada Biblioteca Fundação Jorge Álvares, na próxima segunda-feira, pelas 18:00 (hora portuguesa). A cerimónia contará com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário