Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Portugal – Aumentou em 251% a instalação de energia solar em 2022 face ao ano anterior


A energia solar na Europa aumentou quase 50% em 2022, de acordo com um novo relatório do grupo industrial SolarPower Europe.

Revela que a UE instalou um recorde de 41,4 GW de energia solar este ano - o suficiente para abastecer o equivalente a 12,4 milhões de residências. Representa um aumento de 47% em relação aos 28,1 GW instalados em 2021.

Num ano, a capacidade do bloco de gerar energia a partir desta fonte renovável aumentou 25%.

“Os números são claros. A Solar está a oferecer uma tábua de salvação em meio a crises energéticas e climáticas”, diz Walburga Hemetsberger, CEO da SolarPower Europe.

“Nenhuma outra fonte de energia está crescendo de forma tão rápida ou confiável quanto a solar.”

E o crescimento da energia solar não mostra sinais de desaceleração. A Agência Internacional de Energia diz que a UE precisa instalar cerca de 60 GW de energia solar em 2023 para compensar a escassez de gás russo.

Com suporte rápido e direcionado, a SolarPower Europe acredita que a Europa pode preencher essa lacuna.

Quais os países da UE que estão a instalar mais energia solar?

Existem 10 países da UE que agora estão a adicionar pelo menos 1 GW de energia solar por ano.

A Alemanha instalou mais energia solar do que qualquer outro país do bloco, adicionando quase 8 GW em 2022. O país ocupa o primeiro lugar desde o início dos anos 2000, mas teve um grande impulso no ano passado, pois os altos preços da energia tornaram a fonte de energia renovável uma solução económica.

Foi seguida de perto pela Espanha (7,5 GW), que registou um aumento de 55% na instalação solar em 2022. Deveu-se em parte ao crescimento dos painéis solares nos telhados e à crise energética.

Polônia (4,9 GW), Holanda (4,0 GW) e França (2,7 GW) compõem o restante dos cinco principais países.

Portugal ficou logo atrás da França, pela primeira vez no top 10, com um incrível crescimento de 251% na quantidade de energia solar instalada em relação a 2021.

O topo da tabela de classificação foi completado com Dinamarca, Grécia e Suécia.

Como a UE pode instalar ainda mais energia solar em 2023?

O plano REPowerEU visa aumentar as energias renováveis ​​para 45% do suprimento de energia do bloco até 2030. O relatório destaca cinco maneiras principais pelas quais a UE pode enfrentar a onda solar em rápido crescimento e atingir essa meta.

Diz que são necessários técnicos mais qualificados para instalar os painéis e ligá-los à rede elétrica. Treinar mais pessoas para fazer esse trabalho pode aumentar a taxa de crescimento da energia solar na UE.

A SolarPower Europe também diz que os regulamentos precisam permanecer estáveis ​​e os procedimentos administrativos simplificados para incentivar mais instalações solares.

A estabilidade da rede elétrica e a fabricação europeia de painéis solares também precisam de ser melhoradas para eliminar os obstáculos que impedem o crescimento.

“Está mais do que na hora de levar a energia solar a sério. Isso significa enfrentar as barreiras de frente”, diz Dries Acke, diretor de políticas da SolarPower Europe.

“Precisamos de mais eletricistas e de regulamentação estável do mercado de eletricidade. Uma Europa movida a energia solar só pode basear-se em processos administrativos mais suaves, conexões de rede mais rápidas e cadeias de suprimentos resilientes”.

Felizmente, diz o grupo da indústria, a Europa já está a ouvir essas chamadas do setor solar e tem muitas dessas recomendações na sua agenda para 2023. Euronews.green


 

Sem comentários:

Enviar um comentário