Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Macau - Vai nascer uma nova escola trilingue em Seac Pai Van

No próximo ano lectivo, uma nova escola internacional trilingue vai estabelecer-se em Seac Pai Van, junto ao complexo habitacional do One Oasis. A Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) já deu luz verde à Associação do Colégio Sino-Luso Internacional de Macau, cujo representante é Leonel Alves, para usar as instalações em Coloane


A Associação do Colégio Sino-Luso Internacional de Macau, cujo representante é Leonel Alves, já tem luz verde da Direcção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) para estabelecer em Seac Pai Van, junto ao complexo habitacional One Oasis, uma escola trilingue.

Em Boletim Oficial, o Governo informou que a associação irá arrendar as instalações escolares situadas em Coloane, no aterro da Concórdia junto à Estrada de Seac Pai Van, Lote 12A.

Segundo a DSEDJ, a criação desta nova escola surge “em resposta à procura de educação de várias línguas”. “Macau deve fornecer às escolas elementos curriculares internacionais para enriquecer o conteúdo da educação não terciária, proporcionar aos estudantes escolhas mais diversificadas, e oportunidades de aprendizagem adequadas para cultivar talentos internacionais em linha com a direcção do Governo da RAEM de desenvolvimento de talentos”, lê-se num comunicado divulgado pela DSEDJ.

Esta nova escola terá, assim, um currículo internacional para o ensino pré-escolar, primário e secundário. A escola adoptará o sistema académico local e utilizará o chinês, português e inglês como principal meio de ensino, com inscrições a partir do ano lectivo 2023/2024, informou a DSEDJ.

A organização responsável por esta nova escola é a Associação do Colégio Sino-Luso Internacional de Macau, cujo representante é Leonel Alves, antigo deputado à Assembleia Legislativa e actualmente advogado, membro do Conselho Executivo da RAEM e membro da Comissão Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, entre outros cargos.

A associação foi criada em Novembro do ano passado e os seus estatutos, publicados em Boletim Oficial, dizem que tem como finalidade “o desenvolvimento e a administração de colégios internacionais vocacionados para o ensino das línguas e culturas portuguesa, chinesa e inglesa, assumindo as inerentes responsabilidades pedagógicas e financeiras”. A associação também visa a “promoção de valores culturais de Macau” e a “interconexão com instituições que prossigam interesses educativos, culturais e desportivos”.

O jornal Macau Daily Times avançou, no início do ano, que Rosa Bizarro, docente que estava no Instituto Politécnico de Macau (IPM) e que foi responsável pela criação do primeiro doutoramento da Escola de Línguas e Tradução do IPM, seria a pessoa escolhida para liderar a nova escola. André Vinagre – Macau in “Ponto Final”


Sem comentários:

Enviar um comentário