Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Portugal - Apresentadora propõe título “Doutor Honoris Causa” à escritora e gastrónoma cabo-verdiana Maria de Lourdes Chantre


Lisboa – A apresentadora da obra “História, Tradição e Novos Sabores da Cozinha de Cabo Verde” de Maria de Lourdes Chantre, propôs em Lisboa, a atribuição do título de “Doutor Honoris Causa” à escritora e gastrónoma cabo-verdiana.

A proposta foi feita por Otília Leitão, que apresentou a obra com a chancela de Rosa de Porcelana Editora, juntamente com Alice Matos, numa sala do Grémio Literário de Lisboa completamente cheia.

“A Universidade de Cabo Verde pode propor o título de Doutor Honoris Causa à gastrónoma Maria de Lourdes Chantre”, disse, considerando também a possibilidade da criação de um prémio com o nome da escritora, assim como a criação de um mestrado específico que possibilita o estudo da gastronomia cabo-verdiana.

Otília Leitão ainda parabenizou a autora por ter introduzido um capítulo no livro sobre as mulheres, tema que também mereceu congratulação da apresentadora Alice Matos.

“A obra é um acervo rico de saber e prática da cozinha cabo-verdiana”, considerou, acrescentando que o livro de 1100 páginas sobre a gastronomia cabo-verdiana a partir de uma perspectiva antropológica e cultural, constitui um momento “ímpar” da arte culinária.

Já para a prefaciador da obra, a escritora Dina Salústio, “ultrapassa a dimensão de um grande e belo livro de cozinha para ser um livro que, em subtítulo, poder-se-ia chamar: Cabo Verde uma viagem gastronómica pela história dos alimentos”.

“É um livro de culinária produzido por uma intelectual que nas suas paixões literárias inscreve um António Aurélio Gonçalves, um Jorge Barbosa, dois grandes escritores, amigos e gourmets, de quem usa particulares preferências para nos seduzir”, considerou Dina Salústio.

Maria de Lourdes Chantre é natural de Mindelo, São Vicente, onde nasceu a 11 de Outubro de 1939. Filha de Manuel Ribeiro de Almeida e de Estella de Castro Soromenho Silva Ribeiro de Almeida, foi casada com o professor Guilherme Chantre.

Formada em Secretariado, foi correspondente em Línguas Estrangeiras (Inglês e Francês) e Técnicas de Interacção Pessoal para Assistente de Direcção (ISLA), e é membro da Sociedade Portuguesa de Autores, sócia efectiva da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro da Associação de Escritores Cabo-verdianos (AEC) e da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA).

Maria de Lourdes Chantre é autora de “Cozinha de Cabo Verde” (1979), reeditado em 2001, “111 Receitas da Cozinha Africana” (1981), “Comida Saudável para o Coração” (1990), “Plantas Medicinais – Recolha da Sabedoria Popular e Na Cozinha Cabo-verdiana com CERIS”.

Além de participar em diversas confrarias, ministrou conferências, palestras e workshops sobre gastronomia e diversidade cultural.

A obra vai estar disponível nas livrarias em Cabo Verde a partir de Janeiro e a perspectiva da apresentação no arquipélago já existe e será numa data a indicar, conforme Márcia Souto da Rosa de Porcelana Editora. In “Inforpress” – Cabo Verde



 

Sem comentários:

Enviar um comentário