Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 18 de dezembro de 2021

Timor-Leste – Mais de 100 docentes realizaram teste diagnóstico de português para vagas de mestrado e doutoramento em Portugal


Díli – Mais de 100 docentes das universidades privadas realizaram teste diagnóstico de língua portuguesa para concorrerem a 56 vagas do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC) para cursos de mestrado e doutoramento em Portugal.

A formadora do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura, Susana Mendonça, afirmou que o ministério abriu 56 vagas para que os professores se possam candidatar a bolsas de estudo em programas de mestrado e doutoramento nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Por causa da situação da covid-19, todos vão para Portugal. Portugal oferece as condições de segurança necessárias aos 56 selecionados. Estamos a testar 140 candidatos a estas bolsas de estudo”, disse a formadora, no Fomento, em Díli.

Segundo Susana Mendonça, as bolsas em causa destinam-se apenas aos professores das instituições de ensino superior privadas, como as universidades de Díli, da Paz (UNPAZ), Oriental de Timor Lorosa’e (UNITAL) e os institutos de Gestão de Negócios e de Tecnologia de Díli (DIT).

“Se os candidatos passarem no teste diagnóstico, vão frequentar um curso de português entre os meses de fevereiro e julho do próximo ano. Estes docentes podem partir em agosto ou setembro”, acrescentou.

Também o candidato à bolsa de estudo do programa de doutoramento, atual docente da UNPAZ, Lúcio Barros, mostrou-se satisfeito com o Governo por dar oportunidades de estudo aos docentes das universidades privadas, sobretudo da língua portuguesa, através da cooperação com a CPLP.

“A constituição já consagrou o tétum e o português como as nossas línguas oficiais. Sou um timorense e um académico, por isso, preciso de melhorar o processo de ensino nas instituições privadas, sobretudo na utilização da língua portuguesa”, concluiu. Isaura de Deus – Timor-Leste in “Tatoli”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário